Não é de hoje que a tecnologia é aliada do consumidor, o boom dos smartphones colocou a disposição do público milhares de aplicativos, que podem ser usados para diversão, saúde, finanças e alguns ajudam até na hora de fazer aquela economia. É o caso do “Seu Real”, app desenvolvido pela Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa de consumo.
A pesquisa de preços feita “manualmente”, ou seja, indo em cada estabelecimento verificando e comparando preços demanda tempo e paciência, já que o consumidor irá enfrentar trânsito, a busca por vagas nas ruas ou estacionamento próximo ao local, ainda correndo o risco de não encontrar o produto que necessita. “Duas coisas que não podemos hoje é, perder tempo e fazer gasto desnecessário, nesse quesito o “Seu Real”, vem para dar um help nas finanças”, comenta Marcelo Beccaro, sócio da Hibou e idealizador do app.
“A ferramenta foi testada em algumas regiões da capital simulando uma compra de 24 itens de marcas conhecidas que focam a classe média, e a diferença chegou a: redução de 20% no valor total em uma distancia de 650 metros, usando um só mercado; redução de 24,5% no valor total usando três mercados entre as estações Ana Rosa e São Judas do metro”, explica o Sócio da Hibou.
O aplicativo é gratuito e indica ao usuário a melhor oferta de determinado produto e onde é possível encontrá-lo.
“A novidade é que o próprio usuário irá nos ajudar a aumentar a variedade de produtos oferecidos”, explica Marcelo.
“Os itens já cadastrados por um usuário são compartilhados com todos, ou seja, a busca acaba sendo mais refinada e concreta, e ainda é possível monitorar as ‘super promoções’, saber se o preço está ou não superfaturado”, diz Marcelo.
Atual situação econômica do país pede cautela financeira, pesquisar sempre foi a melhor opção para quem quer gastar menos.
“Buscar os melhores preços e comparar produtos é o ideal para fechar o mês no azul. Se temos a tecnologia a nosso favor, se podemos pesquisar a lista do mercado no celular, sem sair de casa, porque não usar isso e fazer as compras no lugar certo, sem perder tempo nem dinheiro?”, comenta Marcelo. O “seu real” deve facilitar a vida de muita gente e ainda ajudar a economizar nas despesas.
Como terminar o mês no azul:
- Pesquisar preços ajuda a fazer a melhor compra.
- Ter em mãos uma lista com os produtos que precisa.
- Evitar compras por impulso.
- Faça um bom planejamento para comprar produtos de alto valor.
- Faça uso das ferramentas de aplicativos que otimizem as escolhas, buscando melhor preço.