Projeto foi dividido em etapas; Obras também incluem novo acesso ao prédio novo do hospital
Um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto será construído no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). O projeto com capacidade para até 30 leitos foi apresentado, nesta segunda-feira (27/3), à imprensa e diretores da instituição.
A obra será dividida em etapas. Na primeira, serão instalados 10 leitos da saúde suplementar, além de farmácia satélite, posto de enfermagem e prescrição, sala de serviço, tanque de escovação, banheiros exclusivos para pacientes e diversas áreas administrativas e de apoio.
“O São João de Deus vem com uma demanda por leitos de CTI. Esses leitos foram criados na pandemia, mas estão em uma estrutura que não é definitiva para CTI. Então, tivemos a aprovação do projeto e, agora, no sábado passado, iniciamos a obra”, explica a diretora-presidente Elis Regina Guimarães.
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
Posteriormente, mais 20 leitos serão acrescentados, em outras duas etapas de acordo com a demanda.
Na primeira etapa serão investidos R$4.261.834,99. A previsão é que a obra seja concluída até o final de setembro deste ano.
O espaço do novo CTI Adulto contará ainda com uma equipe especializada e com experiência na área. Composta por:
- 7 Técnicos de Enfermagem por plantão;
- 1 Supervisor de Enfermagem por plantão;
- 1 Coordenador Geral, totalizando 33 profissionais da Assistência;
- 1 Médico Coordenador;
- 1 Médico Horizontal;
- 1 Médico Plantonista.
“Isso é um salto para o hospital, para Divinópolis, para a região, já que o São João atende a todo o Centro-Oeste e já estávamos esperando essa estrutura há um bom tempo. Ela vem se adequar a todo o esforço que a Elis Regina e toda equipe vem fazendo para que a instituição cresça (…) Realmente é o adequado para uma UTI, para englobar tudo o que se espera da grandiosidade do hospital”, afirma o coordenador do CTI, o médico Emerso Froede.
Novo acesso
As obras também incluem a construção de um acesso ao novo prédio (o mais alto) pela rua Niquelina. “Será construída uma rampa que dará acesso ao estacionamento, bem como serão abertos mais dois elevadores. Hoje temos a estrutura de dois, serão quatro. Realmente, vai agilizar essa questão do atendimento”, afirmou Elis.