Gustavo Mendes Martins assume a pasta após a saída de Osvaldo André, que pediu a exoneração do cargo

A prefeitura de Divinópolis anunciou, em decreto, na edição desta quinta-feira (06), do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, que Gustavo Mendes Martins foi nomeado como o novo secretário municipal de Cultura. Ele substitui Osvaldo André, que pediu exoneração do cargo, após polêmicas declarações relacionadas ao Programa Fazendo Arte, como foi divulgado pelo PORTAL CENTRO-OESTE.

Carreira

Segundo o Executivo, Gustavo é servidor de carreira do Município desde 2011 e tem vasta experiência no serviço público, inclusive na própria pasta de Cultura, por onde atuou como gerente administrativo, ministrou cursos de capacitação e acompanhou a aplicação de Lei de Incentivo a Cultura Municipal. 

Ele também foi um dos responsáveis pela entrega e funcionalidade da Praça Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU`s) e desenvolveu e executou o Projeto “O Encontro”, o qual todos os projetos da Lei de Incentivo a Cultura se apresentaram em Praça Pública, entre várias outras atividades.

Formação

Gustavo é formado em direito e possui especialização em direito tributário. Ele estava lotado na Secretaria de Agronegócios, a qual ajudou a implementar o Banco de Alimentos e os projetos Propriedades Rurais Protegidas, Caminhos Rurais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Solo Forte. Mendes passou também pela Secretaria da Fazenda e Usina de Projetos e trabalhou na Execução e Prestação de Contas de convênios Importantes para o Município, como BDMG – Urbaniza  e BDMG – Cidades.

Ainda de acordo com o Executivo, Gustavo Mendes terá como novo desafio repetir as ações de sucesso em outras áreas, na busca de parcerias que viabilizem o aporte de recursos para o fomento cultural de Divinópolis. As primeiras medidas deverão ser anunciadas já na próxima semana, em uma entrevista coletiva.