Iniciativa oferecerá formação técnica para estudantes da rede pública; Saiba mais
Durante a abertura da Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico 2025, nesta segunda-feira (24/03), houve a confirmação da implantação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas. A iniciativa, articulada pelo Sebrae e pela Agência Novo Oeste, oferecerá formação técnica gratuita para estudantes da rede pública.
- Gasolina segue cara em Divinópolis mesmo após redução nacional
- Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo
- Mineiro vence maior prêmio de marketing político com campanha em Itapecerica
- Famílias podem economizar mais de R$ 70 na conta de luz com mudanças simples
- Gerdau abre mais de 50 vagas de estágio em Minas Gerais
Dessa forma, a cidade amplia as oportunidades para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho com mais preparo.
Núcleo de empreendedorismo juvenil oferece capacitação gratuita
O NEJ atenderá estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, além de egressos, alunos da EJA, CESEC e ENCCEJA. O programa disponibilizará formação técnica gratuita em Administração e Marketing. Para isso, integrará disciplinas do Ensino Médio a conteúdos práticos de gestão.
Ao longo do curso, os participantes aprenderão na prática e desenvolverão habilidades empreendedoras em um ambiente de negócios real.
Em Divinópolis, o núcleo contará com duas turmas do Curso Técnico em Administração. As aulas começarão em agosto deste ano no CETEPE e terão duração de dois semestres.
De acordo com a Agência Novo Oeste, o Instituto Federal de Arcos participará da execução do projeto, garantindo ensino de qualidade.
Parceria e articulação garantem a chegada do NEJ
Nos últimos anos, a Agência Novo Oeste atuou para trazer o NEJ para a cidade. Como resultado, os jovens de Divinópolis terão acesso a uma formação inovadora. O presidente da entidade, Léo Gabriel, comemorou a conquista e ressaltou a importância do projeto.
“Esse sonho surgiu há anos. Observamos toda a estrutura em Belo Horizonte e desejamos um espaço semelhante em nossa cidade. Agora, com esse avanço, ampliaremos as oportunidades para os jovens e atrairemos mais investimentos para Divinópolis”, afirmou.
Conforme a agência, o edital para regulamentar as inscrições no NEJ ainda está em processo de conclusão. Assim, os interessados poderão se inscrever em breve.
Novos programas impulsionam o desenvolvimento local
Além do NEJ, houve o lançamento de dois novos programas em parceria com o Sebrae.
O “Capacita Divinópolis” promoverá qualificação profissional e treinamentos para modernizar o mercado de trabalho.
O “Digitaliza Divinópolis” ajudará pequenos negócios a implementarem transformação digital e inteligência artificial. Dessa maneira, os empreendedores poderão otimizar o atendimento, automatizar tarefas e analisar dados com mais eficiência.