Os agentes de trânsito registraram mais de 8 mil notificações em oito meses na cidade
Júlia Sbampato
O número de notificações de trânsito registrados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) até o final de agosto de 2018 diminuiu consideravelmente em relação ao mesmo período de 2017. As principais causas estão relacionadas ao estacionamento em lugar proibido e utilização de celular.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Settrans, do primeiro dia do ano até 30 de agosto em 2017, foram contabilizadas 11.251 notificações. Já no mesmo período em 2018, o número caiu para 8.558.
Números
Em números, a multa mais aplicada em Divinópolis em 2018 está relacionada ao uso de celular. Ao todo são 1518 notificações envolvendo o uso do aparelho ao volante, esteja sendo utilizado ou mesmo na mão do motorista.
Em segundo lugar está o estacionamento em local proibido, com o total de 1200 notificações.
Outras infrações como carga e descarga em lugar indevido, mal uso do estacionamento rotativo e parada em locais proibidos somam 1313 notificações.
De acordo com o Settrans, o controle de trânsito é feito diariamente.
“Os agentes de trânsito trabalham vinculados à lei, ao Código de Trânsito Brasileiro, buscando sempre fazer um bom atendimento para a população, intervindo no controle de trânsito quando necessário”, afirmam.
Polícia Civil e Militar
Os dados apresentados acima representam apenas os números de multas aplicadas pelos agentes municipais de trânsito. Números das Polícias Civil e Militar mostram que o total de 12600 infrações de trânsito foram cometidas até o momento em 2018.
Enquanto o Estado está ligado à infrações diretamente relacionadas ao motorista e ao veículo, como conferir os documentos do carro e se o motorista está portando CNH. Já o Município esta relacionado a infrações referentes a circulação do veículo e suas condições.