Ana Amélia Vieira

O que seria prioridade para você? Dinheiro, carro japonês, o último Iphone lançado ou um tempo de descanso para aproveitar sua família e amigos? Você faz o que realmente gosta ou está dentro do mercado de trabalho apenas para alcançar prestígio, status social ou uma boa condição financeira?

Não é segredo para ninguém que sou apaixonada por música. E é essa profissão que eu quero seguir. As pessoas me falam o tempo todo sobre as desvantagens de ser musicista. O problema é que elas só vêem o lado ruim. A música, acima de tudo, é uma parte de mim. Eu sei que é uma profissão difícil. Sei também que terei que viajar muito e o dinheiro pode não sobrar no final do mês. Porém, estarei realizada. Vou trabalhar com uma coisa que eu gosto, isso é uma prioridade para mim. Considero também importante: ler um livro, assistir um filme, escutar música, tocar violoncelo, escrever. Melhor ainda é fazer essas coisas acompanhada de pessoas que são importantes para mim, especialmente minha família. Não troco nada no mundo por isso. 

Se cada pessoa olhasse para dentro de si mesmo e percebesse quais são as suas prioridades, seria tão mais fácil viver. Estamos cercados por pessoas amargas, que de alguma forma, deixaram seus sonhos, sua família, para viver uma vida de ostentação. Que esses me perdoem, mas não consigo perceber a felicidade nessa parcela tão grande da população. Todos nós, como diz o grande autor Augusto Cury, estamos submetidos ao comodismo. Preferimos a maneira mais fácil. É preferível dar um brinquedo a uma criança e deixá-la brincar com ele, do que tirar alguma hora do nosso preciosíssimo tempo para brincar com ela.

Os sonhos viram uma coisa inalcançável. E esse mundo que deveria estar repleto de felicidade, se torna um grande lixão que acumula sonhos esquecidos e esperanças perdidas.

Enfim, para mim a principal “coisa” que está em minha “lista de prioridades” é a felicidade. Porque a felicidade é a junção daquilo que desejamos e já realizamos, é estar bem consigo mesmo e com aqueles que nos rodeiam. A felicidade é a base de tudo e de todos. Apenas com ela conseguimos viver dia após dia superando os obstáculos que a vida coloca para nos testar.

Então, busque a felicidade. Ela está em todo lugar. Olhe ao seu redor, você pode encontrá-la nas coisas mais simples da vida.