As obras no Centro de Artes e Ofício já contabilizam atraso de oito meses

Lucas Alcântara

A vereadora de Divinópolis, Janete Aparecida (PSD) denunciou a paralisação das obras do Centro de Artes de Ofício. Localizado no bairro Bom Pastor, elas estão atrasadas há oito meses. Essa não é a primeira vez que o assunto é abordado pela parlamentar. 

Desde 2017, os parlamentares de Divinópolis vêm cobrando melhorias no Centro de Artes de Ofício, responsável pelo funcionamento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que atende em média mais de 90 crianças dos bairros Bom Pastor, Afonso Pena, Jardim Candelária, entre outros. De acordo com os edis, o prédio necessitava de reformas com urgência, havendo rachaduras e más condições para seu funcionamento.

Durante o período das denúncias, foram apresentados relatórios do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, constatando a precária situação do espaço. Janete contou ao PORTAL que tentou a negociação com a prefeitura para sanar o problema. Em abril deste ano ela já tinha apontado alguns problemas.

“Pedimos que fosse alugada uma casa para atender os moradores da região. Ao invés de atender aos nossos pedidos, pegaram as crianças e as levaram para o bairro Danilo Passos, com a promessa de que em três meses as reformas ficariam prontas e as crianças poderiam voltar”, explicou.

Oito meses após as previsões do término da reforma, e dado o seu descumprimento, as obras permaneciam paradas. A vereadora ainda afirmou que acompanhou de perto o processo da obra, e que mesmo no segundo mês, apenas um caminhão de areia havia sido despejado no local.

“As crianças estão indo para o Danilo Passos. Nem todas deram continuidade ao projeto. Existe a dificuldade no transporte e na localização. A palavra foi descumprida. A Secretaria de Desenvolvimento Social tinha que ter feito a reforma. Já faz quase 1 ano e essa reforma sequer foi iniciada”, exclamou.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou ao PORTAL que terminou os estudos para a realização de obras necessárias e instalações do Centro de Artes e Ofício. Ela ainda afirmou que os assistidos foram encaminhados a outro núcleo e estão recebendo vale transporte de acordo com suas respectivas necessidades. Não foi informada a previsão para retomada e conclusão da reforma.