Skip to main content

Ônibus escolares estão abandonados no estacionamento da prefeitura

Por 19/12/2022Política

A denúncia foi feita pelo vereador Roger Viegas: “Isso também é desperdiço de dinheiro”

Dois ônibus escolares estão parados no estacionamento do Centro Administrativo – sede da prefeitura de Divinópolis. A denúncia foi feita pelo vereador Roger Viegas (Republicanos). Sem falar exatamente há quanto tempo os veículos estão lá, o parlamentar mostra o mato que se formou ao redor da roda.

“Estão há muito tempo parados”, afirma no vídeo compartilhado nas redes sociais.

Além disso, um dos ônibus que deveria ser utilizado para o transporte de alunos da rede pública está com o vidro quebrado. Segundo Viegas, devido a tentativa de arrombamento.

“Estão parados tanto que já sofreram tentativa de arrombamento. Vamos colocar para funcionar? Isso também é desperdiço de dinheiro público”, dispara.

O vereador ainda revela já ter visto os veículos parados no local, mas que disse ter achado que estavam circulando e que o local estava sendo utilizado apenas para guarda-los.

Ao comentar a postagem feita pelo vereador, a deputada estadual eleita, a vereadora Lohanna França (PV) disse que foi realizada na semana passada reunião da Comissão de Educação para debater a dificuldade dos alunos com transporte escolar.

“Excelente fiscalização, Roger. Essa semana fizemos reunião especial da comissão de educação justamente para ouvir as dificuldades que os alunos da cidade estão sofrendo por transporte. Gleidson deixa ônibus parado enquanto alunos faltam a aula por dificuldade de pagar passagem de ônibus”, comentou.

“Fiscalização”

Irmão do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), o senador eleito Cleitinho Azevedo (Republicanos) já rodou o estado de Minas Gerais denunciando veículos parados e abandonados, como ambulâncias.

“Falta de motorista”

A prefeitura de Divinópolis alegou falta de motorista. Leia a nota na íntegra:

“Em março deste ano a Secretaria de Educação procurou resolver o problema de dois ônibus parados que foram doados há alguns anos ao município. Para isto mandou um comunicado pedindo à Secretaria de Administração que fosse enviado para a Secretaria de Educação dois motoristas que pudessem fazer o trabalho nesses dois ônibus para um projeto, que já estava sendo elaborado pela secretaria.

Com a resposta de que não tínhamos mais motoristas concursados para serem chamados, foi então feito um novo documento pedindo a contratação dos mesmos. Esta contratação, segundo a Secretaria de Administração, não foi possível realizar contratação temporária de motorista, haja vista, falta de previsão legal, uma vez que a legislação municipal que trata das contratações temporárias, não abre possibilidades para contratações em decorrência de ausência de aprovados em concurso público. Mas, a Prefeitura já encaminhou o Projeto de Lei, E.M. nº 87/2022, para que possa existir a possibilidade de contratação até que seja realizado o concurso público, para que assim os ônibus possam ser utilizados.

Reenviando novamente o documento para análise da procuradoria e controladoria de um projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação. Projeto este, onde os alunos passarão a utilizar os ônibus escolares para fazer visitas às instituições públicas, como Prefeitura, Câmara Municipal, CRAS, CREAS, outros órgãos do município, bem como biblioteca pública, nos nossos equipamentos culturais, teatros municipais, visita a grandes empresas e também nos nossos espaços ambientais.

Com isso, estamos aguardando aprovação desse Projeto de Lei, para que os alunos tenham mais interação e para que possam conhecer na prática diversos lugares do nosso município, que muitos não tiveram a oportunidade de ir até então.

A Secretaria de Educação vem trabalhando para poder fazer o melhor pro município de Divinópolis dentro da legalidade. Uma vez que os ônibus não podem ser cedidos para outra secretaria, pois estaria descumprindo uma lei federal vigente.”