Operação Bola de Neve em MG prende 10 por agiotagem e extorsão

Gerais
Por -24/07/2026, às 13H32julho 24th, 2026
Armas, munições, dinheiro, celulares e computadores foram apreendidos durante a operação da Polícia Civil. — Foto: Polícia Civil

Ação da Polícia Civil mobilizou 125 agentes, cumpriu 20 mandados de busca e desarticulou grupo que movimentou mais de R$ 500 mil

Nesta sexta-feira (24), a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu dez pessoas suspeitas de integrar um esquema de agiotagem e extorsão mediante cobrança de juros abusivos e ameaças violentas durante a segunda fase da Operação Bola de Neve em MG. As equipes cumpriram 20 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Santa Luzia e Ibirité, mobilizando 125 policiais para combater a organização criminosa no estado.

Perfil dos alvos presos na Operação Bola de Neve em MG

De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Civil, a lista de detidos inclui nove homens e uma mulher, de 23 anos. A corporação apurou que a jovem atuava como “laranja” no esquema por ser esposa de um dos investigados principais. Conforme os dados oficiais da instituição, entre os presos também estão um cidadão colombiano e um policial militar reformado, de 58 anos. Além disso, os agentes prenderam os dois filhos do PM por suspeita de participação direta nas atividades ilícitas da quadrilha.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais nas residências e endereços ligados aos alvos, as equipes policiais apreenderam duas armas de fogo, munições, dinheiro em espécie, computadores e telefones celulares.

Movimentação financeira da agiotagem na Operação Bola de Neve em MG

A organização criminosa investigada movimentou mais de R$ 500 mil com o recolhimento ilegal de dívidas e aplicação de juros abusivos. Contudo, a corporação informou que, por enquanto, não pode divulgar o número exato de vítimas identificadas ao longo da apuração.

Segundo a Polícia Civil, os trabalhos investigativos prosseguem em Minas Gerais, pois ainda existem suspeitos foragidos. Esta nova etapa dá sequência às ações de combate ao grupo, visto que a primeira fase da Operação Bola de Neve em MG ocorreu em fevereiro deste ano e terminou com a prisão de seis pessoas. Por fim, a polícia trabalha para desarticular totalmente a rede criminosa e localizar os demais envolvidos.