Operação contra garimpo ilegal prende 18 pessoas em Arcos
A Polícia apreendeu quartzo, ferramentas e armas. Os detidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis. Foto: PMMA/Divulgação

A Polícia apreendeu quartzo, ferramentas e armas. Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis.

Uma operação contra a mineração ilegal foi realizada em Arcos, no Centro-Oeste de Minas, nessa quinta-feira (06/08). A ação resultou na prisão de 18 pessoas e na aplicação de multas que somaram mais de R$ 712 mil.

Operação x denúncias

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) iniciou a operação após receber denúncias sobre a presença de garimpeiros de diversas partes de Minas Gerais invadindo propriedades rurais para extrair quartzo ilegalmente. Esses garimpeiros estariam, ainda, comercializando o mineral com compradores chineses.

Apreensão

Durante a operação, a polícia apreendeu quatro sacolas plásticas com rochas de quartzo, 36 ferramentas, um revólver calibre 38 e seis munições intactas. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis. Segundo a polícia, alguns dos detidos já possuíam antecedentes criminais.

Combate ao garimpo ilegal

Desde fevereiro deste ano, diversas ações têm sido realizadas na cidade e na região para combater o garimpo e a extração ilegal, buscando preservar o meio ambiente e coibir atividades criminosas.