Operação da Polícia Federal combate abuso sexual infantojuvenil em cidades de Minas Gerais

Minas Gerais
Por -14/05/2026, às 14H00maio 14th, 2026

Agentes cumpriram cinco mandados e apreenderam celulares e computadores durante a Operação Argos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação ARGOS para combater crimes de abuso sexual infantojuvenil em Minas Gerais. Além disso, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em três cidades do estado.

Operação ocorreu em cidades do interior de Minas

Ao todo, os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Passos, Bom Jesus da Penha e Itaú de Minas.

Além disso, a Justiça Federal de Uberaba autorizou a operação. Segundo a PF, a investigação apura a venda e, também, o compartilhamento de imagens de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Investigação começou com monitoramento

Inicialmente, a Polícia Federal abriu o inquérito após um trabalho de monitoramento ativo em aplicativos de mensagens instantâneas. A partir disso, os investigadores identificaram ações suspeitas relacionadas à circulação desse tipo de material criminoso.

Além disso, a apuração buscou identificar não apenas quem compartilhava os arquivos, mas também os responsáveis pela comercialização do conteúdo.

Equipamentos foram apreendidos

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam diversos dispositivos eletrônicos. Entre eles, estavam smartphones, notebooks e computadores.

Em seguida, os materiais recolhidos seguiram para análise pericial. Dessa forma, a investigação poderá identificar outros envolvidos no esquema.

Crimes previstos no ECA

Os investigados responderão por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem chegar a dez anos de reclusão e, ainda, incluir multa.