Foto: Divulgação/PMMG

Mandados de prisão, busca e apreensão se estendem a Igaratinga; Grupo atua em furto, clonagem e desmanche de veículos e tráfico de drogas

Na data de hoje, 19 de julho de 2024, a polícia iniciou a Operação Interface, cumprindo mandados de busca e apreensão e mandados de prisão nos municípios de Divinópolis/MG, Itapecerica/MG e Igaratinga/MG. Trata-se de uma operação desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

A polícia deflagrou a Operação Interface, resultado de investigações que se estenderam por cerca de 11 meses, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em uma série de crimes. Entre os crimes investigados estão furtos, clonagem e desmanche de veículos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, além de posse e porte ilegal de armas de fogo e munições.

Durante as investigações, a polícia revelou que os criminosos envolvidos na Operação Interface se especializaram no furto de veículos, principalmente nas regiões Centro-Oeste de Minas Gerais e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após os furtos, os criminosos adulteram os veículos com placas e sinais identificadores falsificados e os vendem a terceiros. Além disso, os criminosos frequentemente destinam os veículos furtados ao desmanche. Os recursos obtidos dessas atividades ilegais são, por sua vez, utilizados para financiar o tráfico de drogas e outros crimes relacionados.

Resultados da Operação Interface

A Operação Interface mobilizou 121 policiais militares e 4 policiais civis, com o suporte de 39 viaturas. Até o momento foram obtidos 18 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão cumpridos. Além disso, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, 119 munições do mesmo calibre, dispositivos bloqueadores de sinal de alarme e rastreador veicular, 7 tabletes de maconha, 2 balanças de precisão e materiais para embalagem de drogas.

Conforme relatado, a polícia recuperou 8 veículos furtados, dos quais 3 eram clonados, durante a operação, em datas anteriores à deflagração. Ainda, apreensão de 3 armas de fogo e de aproximadamente 20 kg de maconha e 120 papelotes de cocaína. Além disso, a polícia prendeu 5 foragidos da justiça e identificou um local utilizado para desmanche de veículos.

Será concendida ainda hoje, uma entrevista coletiva na sede do Ministério Público de Minas Gerais em Divinópolis.