Com atuação integrada de forças estaduais e federais, operação durou mais de um mês e fiscalizou terra, água e ar para combater crimes e irregularidades
A quarta edição da Operação Mar de Minas, promovida pelo Governo de Minas em conjunto com órgãos federais e instituições parceiras, resultou na apreensão de R$ 4,7 milhões em irregularidades tributárias e na prisão de 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (24/6) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A operação ocorreu entre os dias 19 de maio e 22 de junho na região do Lago de Furnas.
A operação contou com a participação integrada de 617 agentes, distribuídos em 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone, atuando em ações preventivas, repressivas e de fiscalização terrestre, aquática e aérea. O objetivo foi garantir mais segurança para moradores, turistas e comerciantes da região, especialmente durante o período do feriado de Corpus Christi.
Entre os resultados operacionais, 1.178 inquéritos policiais foram concluídos, 944 novos inquéritos instaurados, 584 diligências realizadas e 319 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados. A operação também apreendeu 28 adolescentes, sendo 13 deles em flagrante.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou o sucesso da ação integrada:
“Todas as forças de segurança trabalharam de forma unificada, mostrando que essa união torna os resultados mais efetivos e abrangentes. Novas edições da Operação Mar de Minas acontecerão, mostrando a força da nossa segurança para o país”, afirmou.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
Fiscalização em terra
Mais de 2,7 mil pessoas abordadas
2.743 veículos fiscalizados
136 testes de bafômetro realizados, com 142 autos de infração, 26 veículos apreendidos, 6 condutores inabilitados autuados, além de 3 recusas ao teste e 1 caso confirmado de embriaguez
Apreensão de quase 19 kg de maconha, mais de 3 kg de cocaína, 500 g de haxixe e 200 g de crack
15 armas de fogo, 12 armas brancas, 2 simulacros e 173 celulares apreendidos
Na área agropecuária, foram verificadas 311 cargas de animais, 49 de agrotóxicos, 128 veículos inspecionados, 31 cargas vegetais conferidas e 6 autos de infração registrados
Fiscalização em água
467 embarcações fiscalizadas, incluindo:
224 de transporte de passageiros
140 de esporte e recreio
33 motos aquáticas
45 embarcações flutuantes
18 balsas de travessia
32 testes de bafômetro, com 11 condutores autuados, 9 embarcações apreendidas e 138 autos de infração emitidos
Fiscalização aérea e ambiental
8 locais inspecionados pela aviação civil, com 2 aeronaves fiscalizadas
O Corpo de Bombeiros realizou 24 ações de gestão de risco de acidentes
A fiscalização ambiental fez 89 abordagens, resultando em 22 autos de infração e na suspensão ou embargo de 7 atividades
Coordenação e parcerias
A operação foi coordenada pela Sejusp e contou com a atuação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Polícia Penal (PPMG), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também participaram a Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) também foi utilizada como base de operações durante a intensificação das ações na reta final da operação, no município de Capitólio.