Skip to main content

OPINIÃO: Divinópolis é um extrato do Brasil

Por 01/01/2023Política

Por Evandro Araújo

Divinópolis é um extrato do Brasil. Sempre tomei essa referência para tentar entender um pouco mais sobre tudo que acontece aqui, na cidade do Divino. Estatisticamente, os números se parecem muito. O Brasil com os seus 220 milhões de habitantes, Divinópolis com os seus 230 mil moradores.

Isso se repete de forma aproximadamente também em outras análises: população rural, aspectos de renda e moradia e número de eleitores. E também perfil social. Tanto que, algum tempo atrás, empresas de telefonia móvel utilizavam a cidade nas fases de teste de novos produtos.

Diante disso, é lógico que Divinópolis deve retratar o cenário nacional. E o inverso também é plausível, se quisermos entender o que poderá acontecer com o Brasil.

Do ponto de vista da representatividade, porém, é preciso entender o lado que cada um dos atores políticos exercerá dentro desse novo cenário. Existe a representatividade política (de atuação e destaque pessoal) e a representatividade de resultado (convertida em obras e outros benefícios).

Com as características situação/oposição diante do número de eleitos de cada lado em Divinópolis, teremos mais representatividade de resultado no Estado e Política no cenário nacional.