A Orquestra Jovem de Divinópolis (OJD) realiza neste domingo (31), às 10h, concerto didático na Praça da Catedral. A apresentação é para comemorar a formação de um grupo que adquiriu status de pertencimento ao núcleo da orquestra. Com os alunos aptos a interpretarem um repertório diversificado, a OJD põe em prática a sua grande missão: oferecer música para a comunidade.
A escolha pelo concerto didático – onde o maestro conduzirá diálogo com a platéia, explicando o fincionamento de uma orquestra, apresentando seus instrumentos, fazendo brincadeiras rítmicas com a plateia – sinaliza o caminho a ser trilhado ao longo deste ano: a formação de público.
“Não custa lembrar o imensurável benefício que a música erudita, ou em sentido mais amplo, a música de qualidade, opera em pessoas de qualquer origem, faixa etária, posição intelectual ou social, com destaque para o caráter sensibilizante equilibrador, gerador de harmonia emocional e saúde”, ressalta Tulio Mourão, diretor artístico do projeto.
Para o concerto, a OJD apresentará não só clássicos da música erudita, mas também um repertório mais popular, tocando temas com os quais estão mais familiarizados com arranjos orquestrais.
“Pretendemos colocar por terra a folclórica expressão de que “orquestra é para elite”, disponibilizando para a comunidade, através de uma série de concertos didáticos, o acesso a uma música não só de qualidade, mas diferente do “cardápio” oferecido diariamente a esses jovens através de rádios, redes sociais e programas de TV”, afirma Franciane Curi, coordenadora do projeto.
Além das apresentações em Divinópolis, a OJD irá visitar cidades vizinhas, num movimento de estímulo e intercâmbio com as orquestras, bandas e projetos de música que já acontecem nessas cidades.