A apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais na Praça da Candidés nesta quinta-feira (17), às 20h, marca uma nova etapa da Operação Fênix, ação conjunta da Prefeitura de Divinópolis, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Com a área revitalizada, segura e acompanhada do trabalho social, o espaço foi revigorado e começou a ser utilizado pelos divinopolitanos.
A Praça Candidés era conhecida como local utilizada por usuários de drogas. Em junho, uma ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e as secretarias de Saúde, Social e Anti-Drogas. 62 pessoas foram abordadas na operação e 30% delas aceitaram ser tratadas nos programas sociais da Prefeitura de Divinópolis. Em agosto, outra operação foi realizada. Dados da Polícia Militar apontam redução de 44% no número de roubos.
“Desenvolvemos um trabalho com envolvimento da comunidade, forças de segurança e o poder público para melhorar o ambiente. A Operação Fênix revitalizou o local e atividades culturais estão sendo realizadas. Hoje encontramos um local atraente e bonito, muito diferente antes da operação”, afirmou o comandante da 7ª Região da Polícia Militar em Divinópolis, Coronel Laércio dos Reis Gomes.
A Orquestra Sinfônica da Policia Militar é intitulada Patrimônio Cultural do Povo Mineiro. Ela mescla em suas apresentações o erudito e o popular, alcança lugar de destaque por ser reconhecidamente a única Orquestra Sinfônica Militar. A Orquestra desempenha função específica no resguardo da Tradição Cultural da Polícia Militar e do Estado de Minas Gerais.