Marcelo Lopes
Passada uma semana após o Natal, o comércio em Divinópolis teve suas expectativas de crescimento dentro do que se esperava em comparação às vendas da mesma época em 2016. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), houve registros de 5% a 8% em relação ao fim de ano anterior.
De acordo com o comerciante e vice presidente de produções e eventos da instituição Diogo Santos, o aumento foi de forma acanhada, porém o dado não decepcionou as expectativas.
“Não foi aquela euforia que era esperada, mas foi um bom resultado. Dentro das perspectivas, como foi o ano de 2017, um ano difícil, deu para perceber que estamos entrando em um ritmo diferente para iniciar 2018”, explica.
O lojista também acredita que o atraso no pagamento do 13º salário e o desemprego foram alguns dos fatores que interferiram nesse caso, por isso não foi registrado um aumento ainda maior neste fim de ano.
“A indústria ainda não engrenou, muitas delas fecharam. Isso querendo ou não reflete, pois é um número menor de pessoas trabalhando”, completa.
Em sua percepção, Diogo se mantém realista e diz que 2018 será melhor que o ano anterior para o comércio.
O clima no setor se encontra em otimismo para os próximos meses. A CDL prevê que para o novo ano terá um aumento nas vendas de 7% em relação a 2017.