No ano passado o museu foi um dos prédios que recebeu a iluminação (Foto: Flávia Valério/PMD)

No ano passado o museu foi um dos prédios que recebeu a iluminação (Foto: Flávia Valério/PMD)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), já se prepara para a comemoração do movimento conhecido como “Outubro Rosa”, que prevê diversas ações por todo o país de alerta e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

 

A Semusa pretende chamar atenção das mulheres sobre a importância da realização do papanicolau e da mamografia (para as mulheres acima de 40 anos) como forma eficiente de prevenção e tratamento dos dois tipos de câncer em fase inicial.

 

Várias ações serão preparadas para acontecerem em unidades de saúde e, entre os dias 22 a 26 de outubro, Divinópolis receberá uma unidade móvel de mamografia do Programa Nacional do Controle do Colo do Útero. Parcerias com faculdades e entidades beneficentes estão sendo firmadas para a colocação de estandes onde a unidade ficará.

 

Esta unidade móvel atenderá mulheres de 50 a 69 anos que já possui pedido do exame e aguardava agendamento, mas todas as unidades de saúde estão prontas para atender as mulheres acima de 40 anos que pretendem fazer o exame.

 

Iluminação

 

Uma das ações “visuais” que mais caracterizam a campanha é a iluminação de monumentos na cor rosa para chamar a atenção para a questão. Em Divinópolis, há vários anos, monumentos como Museu Histórico, Praça da Catedral, Pontilhão do Niterói, dentre outros já foram iluminados. Este ano, mais uma vez, um monumento será iluminado de rosa, mas ainda está sendo definido.

 

Mas cada casa, cada empresa também pode participar colocando uma iluminação externa na cor rosa, durante o mês de outubro, ou um laço rosa que também simboliza a campanha..