Outubro Rosa será encerrado com caminhada

Marina Assis

 

Durante todo o mês a Acccom desenvolveu ações

Durante todo o mês a Acccom desenvolveu ações (Fotos: divulgação)

A campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, será encerrada, no dia 31 de outubro, em Divinópolis, com a tradicional caminhada “De peito aberto”. A concentração será na Praça da Catedral a partir das 14h30, e terá como destino final a Praça do Santuário. O evento é realizado pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom).

 

A técnica do Setor de Apoio à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semura), Rita de Cássia Morato contou que o principal objetivo é chamar a atenção da população à prevenção do câncer de mama.

 

“A Semusa convoca todas as mulheres a se vestirem de rosa e participarem da nossa caminhada”, afirma Rita.

 

O presidente voluntário da entidade, Wilson Martins de Freitas também reforçou o convite para a população. “Convidamos a todos para se unirem à Acccom e participarem conosco da 2ª Caminhada Contra o câncer de mama. Já na segunda-feira, 28, na Agência Central dos Correios, em Divinópolis, haverá a Exposição “De peito aberto”, de pacientes da Associação que tiveram câncer de mama e se deixaram fotografar como forma de conscientizar as mulheres a se cuidarem; convidamos, também, a visitarem esta bela exposição”, finaliza o presidente.

 

No mês de outubro foram promovidas várias outras ações. Alguns Centros de Saúde realizaram atividades  para lembrar as mulheres desta data importante. O Centro de Saúde Tietê realizou passeata solidária e ainda exames preventivos nas mulheres, a equipe do Centro de Saúde São Roque proporcionou a população o Dia da Beleza, além do acompanhamento de psicólogos.

 

A caminhada conta com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa),

 

Dados

 

Atividades chamaram a atenção para a prevenção

Atividades chamaram a atenção para a prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2012 houve crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

 

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. Na região Centro-Oeste, a Acccom registrou 2,3 mil casos de câncer de mama nos últimos dez anos, de 2002 a 2012.

 

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RESTANTE DO MÊS


25/10 – sexta-feira: palestra sobre câncer de mama com especialistas da Acccom, às 19h, na Escola Municipal Padre Guaritá, bairro São Roque;
28/10 – segunda-feira: apresentação do projeto Fazendo Arte e palestra com especialistas da Acccom, às 19h, na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, bairro Tietê
. 30/10 – quarta-feira: chá da tarde, às 15h, no Centro de Saúde Tietê.
31/10 – quinta-feira: 2ª Caminhada de Peito Aberto, às 14h30, saindo da praça da Catedral com destino à praça do Santuário. 

 

 

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.