Igreja Católica proclama Padre Libério como Venerável em processo de reconhecimento da santidade
Nesta quinta-feira (14), a Igreja Católica deu um passo importante no processo de reconhecimento da santidade de um de seus sacerdotes brasileiros, o Padre Libério Rodrigues Moreira. Em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco, com a presença do Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as causas dos santos, foi anunciado o decreto que eleva Padre Libério ao título de Venerável. Assim, reconhecendo suas “virtudes heroicas”.
Nascido em 1884, em Lagoa Santa, em Minas Gerais, e falecido em 1980, em Divinópolis/MG, Padre Libério dedicou sua vida ao serviço pastoral. Sempre com especial atenção aos pobres e doentes. A proclamação do título de Venerável é um reconhecimento formal pela Igreja. Ou seja, de que Padre Libério viveu as virtudes cristãs de fé, esperança e caridade de forma exemplar e heroica.
- Acidente deixa três homens feridos em Itaúna
- Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, retorna com voos comerciais nesta segunda (11)
- Polícia Militar reforça segurança na capital mineira neste domingo (10)
- Novo conjunto habitacional será construído em Divinópolis, beneficiando 112 famílias
- Divinópolis está no campo de alerta para chuvas intensas durantes fim de semana
Processo
A simplicidade, humildade e uma profunda dedicação ao serviço de Deus e ao próximo marcaram a vida do agora Venerável Padre Libério. Seu legado inclui não apenas o atendimento espiritual, mas também o apoio material aos mais necessitados, refletindo o amor cristão em ações concretas.
O processo que levou à declaração de suas virtudes heroicas começou na Diocese de Divinópolis em 2012, com a investigação diocesana concluindo em 2016. Após uma série de etapas e avaliações rigorosas, a autorização do Papa Francisco confirma a importância do testemunho de vida de Padre Libério para a Igreja e os fiéis.