Duas unidades devem ser fechadas em 2019 pela Prefeitura

Pais de alunos dos CMEIs Victor Hugo Lopes, no bairro Sagrada Família e do Douglas Miguel Vilela, no bairro Santo Antônio, em Divinópolis, ficaram insatisfeitos ao saber do fechamento destas unidades para 2019, anunciado pela Prefeitura no último dia 15.

Nas reclamações, grande parte das justificativas de repúdio de mães e pais envolvidos neste caso, se deve ao fato de que, com a transferência dos alunos para outras unidades, ficaria difícil para eles levarem os filhos na escola. Este é o caso, por exemplo de Cláudia Pimenta. Ela é manicure e a transferência dificultaria levar as crianças a outra instituição, devido a distância.

“Isso vai trazer um transtorno para todas as mães. É um Cmei muito bom, os professores e a direção são ótimos então estamos fazendo uma união para que ele continue funcionando.”, disse Cláudia ao PORTAL.

Segundo ela, uma reunião foi feita com autoridades nesta semana para discutir e impedir o fechamento de uma dessas escolas. No caso do bairro Santo Antônio, os alunos serão transferidos para a Escola Municipal Oribes Batista Leite, no Ipiranga, para 2019, por questões de acessibilidade e infraestrutura, mas de acordo com Cláudia, não seria uma boa solução. Uma nova reunião deverá ser realizada no dia 30, no bairro Nossa Senhora da Guia.

“Mesmo assim no Ourides, vai atrapalhar o pessoal de lá, pois tem alunos no tempo integral, onde as mães deixam os filhos lá o dia todo para poder trabalhar e esse horário será retirado para colocar as crianças lá. E a escola não comporta um número grande de alunos ali. Estamos recolhendo abaixo assinado para fazer uma manifestação, então o que tiver que ser feito, iremos fazer”, explicou.

Já no Cmei Victor Hugo Lopes, a unidade encerrada os oito alunos cadastrados para 2019 serão transferidos para o Cmei Maria da Conceição Fernandes, no bairro Nações. Os alunos atuais, devido à idade, serão encaminhados à Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Dona Rosa.

Prefeitura

Ao PORTAL, a Prefeitura disse que a Secretaria de Educação realiza uma programação relacionada a demanda de alunos. Sobre o caso dos Cmeis, o Executivo afirmou que os pais precisam conversar com a Semed, para buscar uma solução sobre o assunto.