O período do natal, popular pelas festividades, é também o momento em que a Bélgica disponibiliza as já conhecidas cervejas natalinas, uma tradição entre as cervejarias de todo país.

 

 

hicks-toninho (1)

Cada cervejaria, na maioria das vezes, utiliza a receita de sua melhor cerveja escura como base e acrescenta especiarias típicas desta época do ano como nozes, frutas cristalizadas, entre outras.

Dentre as cervejas natalinas belgas, a mais popular sem duvida é a linha Delirium, da cervejaria Huyghe. Clássicas e irresistíveis, as cervejas desta linha são conhecidas por serem muito premiadas, inclusive foi eleita numero um por Michael Jackson, autor renomado de livros cervejeiros como “Cerveja – Guia Ilustrado Zahar”.

A primeira delas é a Delirium Noël. De cor âmbar castanhado, creme fino e persistente, esta cerveja natalina possui um sabor rico e complexo. Com aroma de frutas vermelhas e especiarias e paladar frutado, ela é o verdadeiro Panetone liquido, com seu toque tipicamente Noel.

Além de todo sabor natalino, esta cerveja harmoniza com pratos tradicionais das ceias como peru e delirium-christmastender.

Já La Mère Noël, apesar de ser uma cerveja natalina, não é escura, mas sim, dourada, pois se trata de uma belgian strong ale. Possui um colarinho branco, cremoso, de média duração e formação. Seu aroma é frutado e lupulado. Possui paladar de frutas como damasco, pêssego e figo, ingredientes muito presentes nas ceias de natal e por isso harmoniza muito bem com os pratos de fim de ano.

Este ano, tente uma combinação diferente neste Natal. Ao invés do tradicional vinho ou champagne, delicie uma das edições natalinas da Delirium com sua ceia. Você vai se encantar esta harmonização.