Isadora Santana
Faltam pouco mais de dois meses para o Natal e as crianças já estão ansiosas para receberem seus presentes. Porém nem todas possuem famílias com condições financeiras para terem uma ceia de Natal repleta de desejos realizados.
Pensando nisso, os Correios realizam há 27 anos a campanha “Papai Noel dos Correios”, que tem como objetivo atender dentro do possível aos pedidos de presentes das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Esta sexta-feira (21) é o último dia para as crianças depositarem suas cartas nas agências de Divinópolis. Os interessados em apadrinhar poderão retirar as cartinhas na agência localizada no Shopping Pátio entre os dias 07/11 a 02/12 e os Correios receberão os presentes até o dia 16/12.
Segundo o gerente regional, Júlio César, ano passado foram selecionadas 2.500 cartas, e todas foram apadrinhadas. “É uma ação maravilhosa! Este ano já recebemos 1.400 cartas, tanto de escolas públicas quanto da sociedade. Precisamos sempre dos padrinhos e convidamos para virem ler e adotar as cartas, pois é um projeto totalmente confiável, com a garantia que os presentes chegarão ao destino”.
Os Correios realizam uma triagem das cartas para depois cadastrá-las no sistema. Conforme Júlio César, esse sistema garante que nenhuma criança seja apadrinhada mais de uma vez.
“Além desse sistema, que identifica todas as crianças e com isso permite que mais de uma carta de uma mesma pessoa seja selecionada, é interessante as pessoas saberem que não tem endereço nas cartas, por questão de segurança, para evitar que qualquer pessoa vá até a casa da criança e faça qualquer coisa. Então os padrinhos não entregam pessoalmente a elas, mas sim aos Correios, que ficam totalmente responsáveis pela entrega dos presentes”, explica o diretor regional.
Júlio César informou ainda que no ano passado a maior parte dos presentes solicitados em Divinópolis foram de material escolar, bola, boneca e celular.