Com encontros temáticos até 2026, ação vai mapear desafios regionais e traçar plano estratégico de crescimento conjunto
Com o objetivo de fortalecer a governança e fomentar o crescimento sustentável da região de Itaúna, o Sebrae Minas promove, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Pará de Minas, o primeiro encontro do Programa Territórios Empreendedores. A iniciativa reunirá lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor, representando 16 municípios que compõem o território regional.
O encontro marca o início de uma jornada colaborativa para a construção de uma agenda estratégica de desenvolvimento. Como parte do programa, será implementada a metodologia do Programa LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), uma estratégia do Sebrae que integra o projeto Cidade Empreendedora e a linha de ação dos Territórios Empreendedores.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
De acordo com o Sebrae, o programa visa estimular a articulação entre lideranças locais, promovendo a geração de oportunidades econômicas e sociais, além de soluções para desafios comuns enfrentados pelos municípios. Conforme explica Frederico Delfino, analista do Sebrae Minas, essa jornada é essencial para alinhar expectativas, reconhecer as vocações regionais e preparar o terreno para uma governança sólida e de longo prazo. “O envolvimento direto das lideranças garante a efetividade das ações que serão definidas ao longo do programa”, destacou.
Cronograma estruturado e foco na atuação em rede
Inicialmente, as atividades ocorrem nos dias 30/6 (das 8h30 às 17h30) e 1º/7 (das 8h30 às 12h30), com a etapa intitulada “Nosso Grupo”. Esta fase inaugura o processo de apropriação do território pelas lideranças selecionadas, promovendo encontros estruturados para que os participantes compreendam os principais desafios e oportunidades locais. Além disso, o momento busca consolidar vínculos e confiança entre os envolvidos, criando as bases para uma atuação articulada em rede.
Na sequência, ao longo dos próximos meses, sete encontros temáticos irão aprofundar as discussões:
“Nosso Território” (11 e 12/8),
“Nosso Panorama” (1º e 2/9),
“Nosso Futuro” (13 e 14/10),
“Nossas Possibilidades” (10 e 11/11),
“Nossa Governança” (8 e 9/12),
“Nossa Agenda” (3/2/2026),
“Nosso Compromisso” (3/3/2026).
O processo será concluído em maio de 2026, com a realização do Fórum “Amanhã do Nosso Território”, que consolidará os compromissos assumidos pelas lideranças regionais.
Programa LÍDER já alcançou 800 municípios no país
Ao longo dos últimos anos, o Programa LÍDER já foi implantado em 70 projetos distintos em todo o Brasil, com a participação de aproximadamente 800 municípios e 3 mil lideranças ativas. A proposta é qualificar líderes locais, incentivar uma gestão pública mais inovadora, promover inclusão social por meio do empreendedorismo e criar ambientes favoráveis aos negócios.
Além disso, a principal entrega da metodologia é a elaboração de uma Agenda de Desenvolvimento Local, construída pelos próprios participantes com o apoio técnico de consultores do Sebrae. A agenda tem como base as potencialidades do território, visando gerar impacto coletivo e sustentável.
O programa tem duração aproximada de 19 meses: cinco de preparação interna por parte do Sebrae e outros 14 meses de implementação prática, com oito encontros principais e quatro fóruns de monitoramento das ações