Com a inclusão, o evento terá ações, locais e setores responsáveis regulamentados pelo Executivo, juntamente com a coordenação do Movimento Gay de Divinópolis

Marcelo Lopes

A Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) agora faz parte do calendário oficial dos eventos do município de Divinópolis. A inclusão, que estava presente no projeto de lei 048/2018, de autoria de Renato Ferreira (PSDB), foi votada e aprovada por unanimidade durante reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (08), na Câmara Municipal.

Com a inclusão, o evento acontecerá sempre no sábado que antecede o feriado de Sete de Setembro e terá ações, locais e setores responsáveis regulamentados pelo Executivo, juntamente com a coordenação do Movimento Gay de Divinópolis (MGD).

“A Parada visa promover a cidadania e defender os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, contribuindo para a construção de uma democracia, sem quaisquer forma de discriminação, afirmando a livre orientação sexual e respeito aos direitos humanos”, disse o vereador autor da proposta, no texto da justificativa.

O presidente do Movimento Gay de Divinópolis, José Marcelo David, comemora a aprovação, justamente, próximo de se completar quinze anos da entidade, que além de lutar pelo direito e igualdade da comunidade, também promove diversas ações sociais.

“Nós estamos muito satisfeitos pela aprovação e inclusão da Parada no nosso calendário municipal, a vista de que, há quinze anos, estamos com vários trabalhos sociais, com o nosso o carro forte, onde cuidamos de portadores de HIV e também de toda população LGBT como um todo, para que não haja violência e um preconceito maior de pessoas que não entendem a nossa orientação sexual” disse.

Calendário

Segundo José Marcelo, a aprovação faz com que o calendário de ações do MGD neste ano seja mais adequado, com outros eventos a serem realizados. Além da inclusão da parada, que neste ano será realizada em 26 de agosto, a entidade também aguarda a liberação do prefeito Galileu Machado (MDB), para o uso de nomes sociais de travestis e transexuais, perante o Sistema Único de Saúde (SUS), que já possui uma lei federal em vigor.

“Estamos precisando que Divinópolis formalize isso para o departamento de saúde, onde as nossas trans irão poder usar o nome social em vários setores do município. E temos um projeto de comemoração dos 15 anos, que será no dia 24 de agosto na Câmara, na entrega do troféu LGBT, com 50 homenagens. No mesmo dia, também será realizada uma feijoada beneficente para a arrecadação da Parada do Orgulho LGBT 2018. Teremos no domingo (26), a parada, que já está sendo criada e estruturada, pois nesse ano, o município passa por dificuldades financeiras. Ainda teremos algumas coisas para rever, porque estamos sem dinheiro, mas vamos conseguir fazer um grande evento e acredito que hoje, os gays devem comemorar, porque Divinópolis está dando um grande passo pela frente”, finalizou.

Após a aprovação, o projeto irá para o Executivo, no qual será sancionado pelo prefeito Galileu Machado.