Termo de Cooperação viabiliza recursos para a contratação de uma profissional; Serão atendidas vítimas de violência, sejam adultas, crianças ou adolescentes
Marcelo Lopes
Durante reunião realizada pela Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública em Divinópolis (Acasp), na manhã desta quarta-feira (07), foi assinado um Termo de Cooperação entre a Polícia Civil (PC) e a Associação de Advogados do Centro-Oeste Mineiro (ACCO/MG). O documento viabiliza recursos para a contratação de uma profissional da área de psicologia, para atuar na Delegacia de Mulheres e atender vítimas adultas, crianças e adolescentes.
Parceria
O delegado regional, Leonardo Pio destaca a importância desta parceria.
“Se não fosse a AACO/MG, certamente este momento não estaria sendo realizado. A associação está captando os recursos e destinando ao pagamento das profissionais que serão cedidas à delegacia”, diz.
O delegado regional também relata que o atendimento às ocorrências serão com melhor qualidade e eficiência.
“Vale destacar que, teremos um atendimento mais qualificado, humanizado e sério. E consequentemente a responsabilização dos autores de qualquer tipo de violência, sejam elas sexual, patrimonial, moral e física, perante a justiça pública”, explica.
O presidente da ACCO, Sérgio Martins explica que a associação foi procurada para a realização de questões legais relacionadas à partes contábil e jurídica. Com o documento legalizado, outros convênios podem surgir.
“Fizemos um termo para poder legalizar essa parceria para o atendimento ser prestado na delegacia, de forma privada. Abrimos também uma empresa para a psicóloga e a partir de agora, com essa legalização do termo, poderão surgir várias parcerias em qualquer órgão público daqui pra frente”, relata.
Valorizando a participação da iniciativa público privada, Sérgio frisa a importância deste incentivo.
“É muito importante, principalmente nas entidades de classe, como Acid, Sinvest, associações comerciais, OABs, pois é um trio. Existe o poder público, o prestador de serviço e o mantenedor. Então esse documento realiza este ciclo para poder legalizar essa parceria”, explica.
Ainda de acordo com a AACO, a associação também criou o “Termo de Responsabilidade de Doação Financeira”, este sendo assinado por parte de empresários (já determinados para esta primeira parceria), com o objetivo de garantir o repasse mensal dos profissionais contratados.
“A AACO/MG não é apenas dos advogados. Esta é uma associação da sociedade civil. Os advogados se uniram em prol da sociedade civil. Esse termo abre as portas para novas parcerias, trazendo o apoio da iniciativa privada para dentro do Poder Público”, finalizou Martins.
Atendimentos
Segundo Leonardo Pio, os atendimentos serão iniciados ainda na data de hoje.
“Até então estávamos com os profissionais em fase de testes, de adaptação e de ajustes dentro da Delegacia de Mulheres, mas nesta quarta estarão em pleno funcionamento”.