Parentes de pré-candidatos ganham cargos na prefeitura de Divinópolis

Filho e esposa foram nomeados após os possíveis postulantes a uma vaga na câmara serem exonerados para disputarem eleição

Parentes de pré-candidatos a vereadores de Divinópolis foram nomeados para cargos comissionados na prefeitura. A descompatibilização de Hilton de Aguiar (MDB) e Cléo Junior (MDB) ocorreu dentro do período para a disputa das eleições deste ano.

O assunto ganhou repercussão nos últimos dias nas redes sociais. Os dois pré-candidatos, ambos do partido do prefeito Galileu Machado (MDB) – que já declarou que tentará a reeleição – tiveram parentes nomeados para cargos comissionados após a exoneração deles.

A primeira nomeação foi a do filho do ex-secretário de agronegócio, Hilton de Aguiar. Wiriton Lucas Sanches de Aguiar, de 22 anos, foi nomeado em 05 de maio, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios, para a Assessoria de Fomento Econômico e Turismo.

Cléo Junior e Hilton de Aguiar já se declararam pré-candidatos a vereador (Foto: Divulgação)

Logo após a exoneração de Cléo, a esposa dele foi nomeada para o cargo antes ocupado por ele, o de gerente de administração. Luciara Fernanda Silva Mesquita assumiu a função ligada à Secretaria Municipal de Administração e Orçamento em 18 de junho.

Em nota, a prefeitura limitou-se a dizer que “os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração do prefeito”.

“Os ocupantes dos cargos em questão têm qualificações para ocupar os lugares na administração municipal”.

Já Hilton afirmou que “o cargo comissionado possui natureza “ad nutum”, nos termos do artigo 37, inciso II da Constituição Federal, sendo de livre nomeação e exoneração, não necessitando o ato de motivação para a sua prática. Importante frisar que os cargos em comissão se baseiam exatamente na relação de confiança entre o administrador nomeante e o servidor, tendo em vista a natureza das funções exercidas, desde modo só subsistirão enquanto perdurar a confiança. Ocorre que no caso em tela a prefeitura necessitava de um servidor com formação ou experiência na área comercial para lidar diretamente com os assuntos da classe. A nomeação não tem vinculação em momento algum com minha saída à disputa das eleições”.

Cléo Junior disse que caberia à prefeitura se manifestar sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.