O projeto que visa a autorização para a instalação de parklets em Divinópolis foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (25/5). Apresentado pelo vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), presidente da Mesa Diretora, a matéria obteve 15 votos favoráveis e elogio dos demais edis.

Com objetivo de fomentar a economia e colocar Divinópolis na rota gastronômica da região, o projeto conta com apoio de diversos comerciantes que já manifestaram o desejo de instalar parklets nas áreas em que atuam.

“É um grande atrativo para quem trafega pela cidade. Temos exemplos de grandes capitais, como Curitiba e Belo Horizonte, que possuem estes parklets para o uso diário, para uma recarga de celular, descanso dos pedestres e conversa entre amigos. Valoriza o espaço e atrai mais clientes para o comércio local”, afirma Print Júnior.

A proposta já vinha sendo discutida com a Settrans há meses, uma vez que ocupa uma vaga de estacionamento em via pública frente aos estabelecimentos que optarem pela instalação do mobiliário.

“Muito importante a participação do Lucas Estevam, secretário municipal de trânsito, que deu seu olhar e parecer técnico para que o projeto chegasse à Câmara com segurança e sem nenhum tipo de alteração. Este trabalho em conjunto é que o faz Divinópolis desenvolver”, disse o vereador.

Cidade moderna

Eduardo Print Júnior acredita que o projeto contribui com uma visão mais futurística do município.

“Vemos outras cidades avançando e Divinópolis ficando parada por falta de interesse do poder público. Mesmo como líder do governo na gestão anterior, não consegui avançar com a proposta. Agora, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e sua equipe se prontificaram a colocar o projeto como uma das prioridades atuais”, explicou o autor do projeto.

Ainda segundo Print Júnior, autorizar a construção de Parklets é uma medida que trará benefícios a três importantes vertentes da nossa cidade: economia, turismo gastronômico e mobilidade urbana.

“Sendo uma área extremamente atrativa para os bares e restaurantes do município, os Parklets serão atrativos para o turismo gastronômico de Divinópolis, especialmente em áreas gourmets da cidade, como as ruas Pitangui, Itamarandiba e áreas de bares na região central, sendo um novo espaço de convivência e uma opção a mais de interação entre as pessoas”, conclui.