Não obstante a proximidade das celebrações da Semana Santa, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Porto Velho, à Rua Joaquim Nabuco esquina com Mem de Sá, intensifica os preparativos para os festejos comemorativos dos cem anos das aparições da Mãe de Cristo aos três pastorinhos, ocorridas na Cova  D’Iria, em Portugal, em 1917.

Neste ano, em vez da novena, será realizada a trezena, de 1º a 13 de maio, com recitações do rosário, missas, barraquinhas e outras atividades que estão sendo preparadas pelos diversos movimentos e pastorais. Inclusive, quem desejar ser festeiro no referido período, pode se inscrever na portaria principal da igreja, antes ou depois das missas. Inscrições abertas também para crianças, que devem comparecer às homenagens a Nossa Senhora vestidas de pastorinhos.

Na verdade, as celebrações tiveram início no mês de outubro do ano passado, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima saiu em visita às comunidades pertencentes à Paróquia. Essa imagem retornará ao Porto Velho no dia 1º de maio, sendo recebida às 19 horas junto ao monumento alusivo ao acontecimento, o qual ainda será construído.

No sentido de congregar ainda mais os paroquianos, no segundo sábado de cada mês, no salão paroquial, são realizadas promoções sociais. No dia 1º de abril, por exemplo, às 20 horas,  acontece a Noite de Massas.

Segundo o pároco, Monsenhor Paulo Pereira, sendo este um ano tão especial, as festividades não se encerram no dia 13 de maio, mas prosseguem até o mês de outubro. A Paróquia prepara um encontro com a imprensa, oportunidade em que a programação será detalhada para a mídia.