A Sala Verde realizou melhorias no Parque da Ilha Sebastião Gomes Guimarães, em Divinópolis e cada dia mais visitantes praticam esportes, caminham, brincam e realizam passeios com a família. Foram finalizados serviços de jardinagens, pintura, plantio de 500 mudas, limpeza da pista de caminhada, reforma do Parque Infantil e aparelhos de ginástica, além da construção de um novo espaço para bebedouro da comunidade. O projeto Sala Verde é realizado pela Prefeitura em parceria com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA).
A coordenação do Parque da Ilha é da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Operações Urbanas contribui disponibilizando serviços. O espaço recebeu em novembro do ano passado o plantio de 670 mudas de árvores, dentre elas ipês de várias cores, oitis, sibipirunas, escovas-de-garrafa e algumas espécies frutíferas para atrair pássaros. Nos últimos dias, o espaço recebeu o plantio de 220 mudas e ainda na primeira quinzena de novembro receberá mais 450 mudas.
A ação cumpre a função ambiental de recuperação de uma área degradada por vários anos e o plantio de todas transformará o espaço em um bosque.
A coordenadora da Sala Verde, Tânia de Oliveira, disse que o parque da Ilha recebe cada dia mais visitantes.
“A comunidade sente-se mais segura e vem visitando o parque, que está bem cuidado. As Secretarias de Educação e Operações Urbanas interagem entre si para deixar o Parque da Ilha limpo e seguro para os frequentadores praticarem esportes, brincarem, andarem de bicicleta e fazerem piquenique. A Polícia Militar vem sempre por aqui para trazer mais segurança,” explicou Tânia.
A comerciante Nilce Ferreira, 54 anos, levou os netos para brincarem no Parque da Ilha e elogia a estrutura. “O Parque da Ilha é excelente. As crianças podem brincar e divertir-se; ficamos tranquilos no amplo espaço”, comentou.