Recursos devem ser enviados até sexta-feira, com documentação comprobatória; taxa de inscrição também vence no dia 27
Começou nesta segunda-feira (23) o prazo para que participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorram das decisões que negaram o atendimento especializado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou os resultados das solicitações na Página do Participante.
Agora, os candidatos têm até sexta-feira (27) para apresentar recurso, com o envio de documentos que comprovem a condição informada durante a inscrição. Segundo o Inep, é fundamental que todas as informações fornecidas no sistema sejam exatas e verdadeiras. Caso contrário, o participante poderá ser eliminado a qualquer momento e até responder por crime contra a fé pública.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
Além disso, o instituto reforça que pode exigir, a qualquer tempo, documentação que ateste a condição declarada. Para isso, é necessário que o participante esteja atento aos prazos e aos requisitos estabelecidos no edital.
Por outro lado, em situações excepcionais como acidentes ou casos de força maior ocorridos após o período de inscrição, o pedido de atendimento especializado poderá ser feito por meio da plataforma Fala.BR. Nesse caso, a solicitação deve ser enviada com a documentação comprobatória até dez dias antes da aplicação do exame, marcada para os dias 9 e 16 de novembro.
Contudo, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Enem será aplicado excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba.
Outro ponto importante é que o prazo para o pagamento da taxa de inscrição também se encerra na próxima sexta-feira (27). O valor é de R$ 85 e pode ser quitado via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. Para quem optar pelo pagamento via Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto gerado na Página do Participante.
Estudantes que concluirão o ensino médio em escolas públicas em 2025 são isentos da taxa, e, por isso, não terão boletos gerados no sistema.
Assim, o Inep orienta que todos os participantes confiram com atenção suas informações e documentos, tanto para garantir o atendimento necessário durante as provas quanto para assegurar sua regular participação no exame.