Passaporte mineiro do conhecimento revela destinos de intercâmbio para 110 estudantes.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)
Passaporte mineiro do conhecimento revela destinos de intercâmbio para 110 estudantes.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)

Jovens da rede pública de Minas Gerais viajarão para países de todos os continentes, com todas as despesas custeadas pelo Passaporte mineiro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e da Fundação Helena Antipoff (FHA), anunciou, recentemente, os destinos de 110 estudantes da rede pública estadual para o intercâmbio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.

Esses jovens, portanto, embarcarão no segundo semestre deste ano para países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. O objetivo, assim, é promover a troca cultural, o aprendizado de novos idiomas e a expansão de horizontes.

De acordo com Carolina Lobo, gerente de Projetos e Resultados da FHA, Minas Gerais se destaca pela inclusão, diversidade e qualidade na formação de seus estudantes. “Nosso estado e suas escolas públicas refletem essas qualidades”, afirmou.

Os alunos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), selecionados em todo o estado, terão todas as despesas custeadas pelo Governo de Minas, incluindo passagens aéreas, visto, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e ajuda de custo.

A lista com os destinos foi divulgada na quarta-feira (29/1) por e-mail aos participantes, que incluem 90 estudantes selecionados e 20 suplentes de Ibirité.

Preparação para o Embarque

Neste momento, os estudantes iniciam, portanto, a fase de preparação, que envolve a emissão de passaportes e a organização da documentação necessária para a recepção no exterior.

Para apoiar os alunos, a AFS Intercultura Brasil, parceira da FHA, promoverá reuniões online, cartilhas e oficinas até o embarque.

Allan Gabriel Augusto de Andrade, estudante de 15 anos da Escola Estadual Walt Disney, em Belo Horizonte, comemorou a notícia de seu destino.

“Nunca imaginei que iria para o Canadá, era meu sonho. Sou a primeira pessoa da minha família a viajar para outro país, para estudar e conhecer outra cultura”, disse ele, emocionado.

Projeto Inovador

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é o único programa de intercâmbio no Brasil que oferece a oportunidade de cursar o segundo ano do ensino médio completo em outro país.

Com um investimento de R$ 26 milhões, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a pluralidade e a formação global dos estudantes.

O projeto é uma evolução do Cidadão Global: De Minas para o Mundo, que começou com a Escola Sandoval Soares de Azevedo. Em 2024, o programa se expandiu para 112 escolas que implementaram o EMTI.

Inicialmente com 90 vagas, o programa aumentou sua capacidade para 150, garantindo o intercâmbio para todos os finalistas. Além disso, 60 estudantes de Ibirité já viajaram e agora iniciam sua jornada internacional.