Projeto do Governo de Minas selecionará alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral para bolsas de estudos custeadas pelo Estado
A partir desta segunda-feira (24/6), estão abertas as inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, um projeto de intercâmbio promovido pelo Governo de Minas. Destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), matriculados nas 112 escolas do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral, o programa oferece bolsas de estudo para estudantes da rede pública estadual realizarem intercâmbios educacionais em diversos países ao redor do mundo.
Inscrições
Os interessados têm até o dia 05 de julho para se inscreverem por meio de formulário disponível neste link. São disponibilizadas 50 vagas para toda a rede estadual, abrangendo diversas regiões de Minas Gerais. Portanto, 40 vagas foram reservadas para alunos de escolas estaduais em Ibirité, onde surgiu o projeto há seis anos na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, sob a coordenação da Fundação Helena Antipoff (FHA).
Critérios
Andréa Botelho, coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, detalha os critérios para participação no programa: os estudantes devem ter frequência superior a 75% no ano anterior, média global de nota acima de 70% e não ter sido reprovados na trajetória escolar.
Importância
Carolina Lobo, gerente de projetos e resultados da FHA, destaca a importância do intercâmbio cultural como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e acadêmico, preparando os alunos para os desafios de um mundo globalizado.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
No dia 28 de junho, a FHA realizará um bate-papo no canal do Youtube da fundação para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. As bolsas de estudo incluem custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e despesas relacionadas à instituição de ensino estrangeira, visando proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora de aprendizado e cultura internacional.
Resultado
O resultado das inscrições dos alunos selecionados será divulgado no dia 19 de julho, nos sites da SEE/MG e da FHA, além dos murais das escolas participantes e pelo e-mail cadastrado durante a inscrição.