Foto: Divulgação

Evento, realizado desde 2008, ocorreu no Centro de Divinópolis e marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

Marcelo Lopes

A Polícia Civil (PC), em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizaram na manhã desta sexta-feira (18), a décima edição da Caminhada Todos Contra a Pedofilia. O evento, realizado anualmente, desde 2008, ocorreu no Centro de Divinópolis e marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes.

“Hoje é um dia histórico para Divinópolis. Completamos dez anos de caminhada e é uma data importante, que mostra, na verdade, o compromisso da sociedade no combate a este tipo de crime que choca, marca a vida da vítima para todo o sempre. E isso é um recado para aquele criminoso, para ele pensar duas vezes antes de praticar este tipo de delito, pois existe uma multidão atrás dele para prendê-lo e colocá-lo atrás das grades”, disse o delegado regional de Polícia Civil, Leonardo Pio.

A vereadora Janete Aparecida (PSD), ressaltou ao PORTAL o envolvimento maciço para a realização deste evento, tanto pela organização, como também por quem apóia esta iniciativa.

“Isso só mostra o seguinte. A nossa luta está ganhando adeptos e nós vamos passar durante o ano todo, não somente hoje, abrindo os olhos das pessoas, pois temos que nos engajar nessa luta, porque não devemos permitir que nossas crianças sejam abusadas. Todos contra a pedofilia é a obrigação diária de todos nós”, declarou.

O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), também esteve no evento e ressaltou a importância do ato. Na Assembléia Legislativa, um projeto de lei de autoria do parlamentar foi aprovado em dezembro do ano passado, instituindo em Minas Gerais a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia.

“Estou feliz de participar novamente deste movimento espetacular. Devemos sim proteger as nossas crianças e prender aqueles que cometem um crime tão absurdo como este de pedofilia (…) O pessoal está vindo em peso e isso é importante. Mostrar que o movimento ganhe força e que cresça a cada ano”, disse.

Trajeto

Com concentração desde as 8h, a caminhada se iniciou na Praça da Catedral, onde estavam autoridades, diversos cidadãos e membros de entidades públicas da cidade. Também marcaram presença crianças e adolescentes das escolas de Divinópolis. O movimento contou com a participação de milhares de pessoas.

“Esse momento leva com que a pessoa que esteja de fora seja trazida para dentro do processo de segurança pública, que é dever de todos. É importante reforçar o compromisso da sociedade civil com o projeto Todos Contra a Pedofilia”, ressaltou Pio.

No andamento do trajeto, a passeata percorreu por uma parte da Avenida Primeiro de Junho. Em seguida, os presentes, que gritavam palavras de não ao crime de pedofilia, se deslocaram para a Rua Rio de Janeiro, em direção à Praça do Santuário, onde as pessoas se concentraram para os momentos de encerramento da ocasião, com discursos de representantes sobre a data e os direitos das crianças e adolescentes, além de uma apresentação musical.

Fotos: Marcelo Lopes