Skip to main content

PCdoB oficializa candidatura de Valéria Morato: “representação dos trabalhadores”

By 25/07/2022Política

Ex-secretária adjunta de Educação de Divinópolis, ela fala na construção de um mandato comprometido como a população

O PCdoB oficializou a candidatura de Valéria Morato à deputada estadual. Ex-secretária adjunta de Divinópolis, ela também teve o nome confirmado pela federação formada também pelo PV e PT na convenção realizada neste domingo (24/7).

Embora nos últimos anos tenha atuado em esfera estadual e até nacional à frente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Valéria foi secretária adjunta de Divinópolis. Conhecedora das demandas locais, ela fala na construção de um mandato comprometido com a população.

“O deputado é um representante do povo dentro da Assembleia Legislativa. Então, acho imprescindível a troca entre o parlamentar e a comunidade que o elegeu. Esse relacionamento não pode acabar nas urnas, mas sim ser constante para que de fato as necessidades sejam compreendidas”, afirma Valéria Morato.

A proposta é defender políticas que possibilitem o desenvolvimento da região.

“Gerando trabalho decente e renda; que fortaleçam políticas públicas para a saúde, educação, segurança e outras, de forma a atender a população quanto ao cumprimento dos direitos sociais”, completa.

Representatividade sindical

Ao mesmo tempo, ela quer dar voz a representatividade sindical.

“No movimento sindical, a CTB se fortaleceu em Minas Gerais e no Brasil, ao representar diversas categorias e se firmar como uma referência de luta. Demos grande contribuição para a unidade das centrais sindicais em torno de perspectivas e projetos comuns. Por outro lado, o Poder Legislativo tem uma representação sindical cada vez menor”, afirma.

Ela coloca a candidatura à “serviço” da “representação dos trabalhadores”.

“Os trabalhadores correspondem a mais de 90% dos que votam – só que a menos de 10% dos que são eleitos. Isso ocorre tanto no Congresso Nacional como nas assembleias legislativas, o que favorece o avanço de pautas conservadoras, ultraliberais e antipovo”, diz Valéria Morato.

Apoio a Lula

Nas redes sociais, Valéria também tem reforçado o apoio ao pré-candidato a presidência Lula (PT).

“Lula é um grande líder e que já nos mostrou sua força e a possibilidade de termos um Brasil melhor para todos e todas. Acredito no Lula, acredito que a partir de 2023 o Brasil terá um novo rumo. A classe trabalhadora voltará a ter emprego, o povo Brasileiro voltará a ter direito a casa, a comida, saúde e educação de qualidade”, declarou em uma das postagens.

Valéria Morato.