No total, serão contempladas delegacias de Polícia Civil sediadas em 116 municípios de diferentes regiões do estado
O governador Romeu Zema e a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gamboge, entregaram, durante solenidade nesta segunda-feira (27/11), em Belo Horizonte, 190 novas viaturas. O governo distribuíu os veículos para delegacias da capital, da Região Metropolitana e do interior, entre unidades especializadas e territoriais.
Os recursos investidos na aquisição das viaturas são provenientes de emendas parlamentares da bancada federal mineira e somam cerca de R$ 25,9 milhões. O governo contemplará delegacias de Polícia Civil sediadas em 116 municípios de diferentes regiões do estado.
Nesse sentido, durante a entrega das chaves dos veículos aos representantes das delegacias contempladas, o governador Romeu Zema agradeceu o apoio da bancada federal de Minas. Além disso, destacou o empenho e os avanços realizados na Polícia Civil do estado.
“Estas 190 viaturas são fruto de emendas parlamentares dos nossos deputados federais, a quem eu gostaria de agradecer o apoio. Além disso, ela nos permitiram mais este passo, que é melhorar anualmente a nossa frota da segurança pública. Também gostaria de destacar o papel fundamental da Polícia Civil, que faz com que nossa segurança pública seja referência para o Brasil.”, enalteceu.
A polícia caracteriza e equipa todas as viaturas com compartimento para presos. Desta form, reforçando ações de repressão ao crime e os trabalhos de polícia judiciária
A Polícia Civil realizou mais de 3,4 mil operações de janeiro a outubro deste ano. Sendo, deflagrada uma média de 85 operações policiais por semana e efetuando mais de 5 mil prisões no mesmo período. Neste ano também inauguramos 33 novas sedes, uma ação estratégica patrocinada pelo nosso governador, que é tanto a construção quanto a reforma de novas unidades policiais e existentes”. Destacou a chefe da Polícia Civil mineira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
- Festa de São Sebastião em Divinópolis: confira a programação de missas e procissão
- Pai de vereador é atropelamento em Nova Serrana motorista acaba preso
- Homem de 21 anos é morto a tiros no Jardim Copacabana, em Divinópolis
- Autismo: A luta diária das crianças em um mundo que ainda não compreende
- Jovem de 18 anos morre após acidente na BR-354, em Córrego Danta
Investimentos além de viaturas
Nesse sentido, nos últimos cinco anos, a Polícia Civil de Minas Gerais direcionou diversos investimentos para incrementar a frota, adquirir armamento e equipamentos, realizar melhorias estruturais nas unidades e reforçar o quadro de pessoal. O objetivo foi aprimorar as condições de trabalho e valorizar os servidores, com foco na promoção da segurança pública e na prestação de serviços de qualidade à população mineira
De 2019 a 2022, mais de 1.550 servidores de carreiras policiais e administrativas passaram a integrar os quadros da PCMG. Além disso, no mesmo período, a instituição investiu um montante superior a R$ 85 milhões para renovar sua frota, adquirindo mais de 1 mil veículos. Dessa forma, ao longo dos quatro anos, a instituição também inaugurou mais de 80 unidades policiais, incluindo delegacias territoriais e especializadas, em todo o estado.
Neste ano, no primeiro semestre, já foram distribuídos quase 280 veículos novos às unidades policiais. Também de janeiro a junho de 2023, a PCMG realizou a entrega de mais de 900 pistolas, sendo ainda adquiridos submetralhadoras, coletes, placas balísticas e munições de diversos calibres. Ademais, no que diz respeito a novos servidores, nos seis primeiros meses, aproximadamente 600 pessoas ingressaram na instituição.