A cidade vira uma biblioteca a céu aberto (Foto: Divulgação)

A máxima “O amor pela leitura gera frutos” foi comprovada na manhã do domingo (16), na Praça da Catedral, em Divinópolis. Pelo segundo ano consecutivo, quem saiu mais cedo de casa para passear pelo local teve uma agradável surpresa: o Pé de Livro, ação realizada pela Festa Literária de Divinópolis, que acontece nesta semana. Diversos livros ficaram suspensos nos galhos de árvores e em pontos de ônibus próximos à Praça. A variedade de obras da literatura adulta e infantil encantou quem passou pela região.

O Pé de Livro é um dos vários projetos externos realizados pela Festa Literária de Divinópolis (FLID). Na ação deste domingo, crianças, sozinhas ou acompanhadas pelos pais, demonstravam, logo cedo, a paixão pela leitura. Tânia Rocha, de 48 anos, mora no entorno da Catedral e, para ela, intervenções culturais como o Pé de Livro reforçam a importância do interesse em ler, hábito adquirido por ela quando criança. Segundo Tânia, a ação é importante especialmente para jovens que preferem a vida online à social.

Crianças e adultos adotaram os livros (Foto: Divulgação)

Crianças e adultos adotaram os livros (Foto: Divulgação)

“Minha mãe obrigava meus irmãos e eu a lermos, pelo menos, três livros por ano. Não gostávamos muito, mas, hoje, vejo a importância disso. As crianças de hoje necessitam desse apoio, pois vivem apenas com celulares e computadores”, afirma.

Já no meio da manhã os livros eram “colhidos” por quem parava para ler. Mesmo desconfiados, os olhares em direção ao Pé de Livro refletiam o sucesso da ação. Natural de Betim, Mírian Garcia veio a Divinópolis com seu neto, Heitor, de oito anos. No ponto de ônibus, o olhar vidrado e inocente da criança com um livro na mão era motivo de orgulho para a avó.

“Não vemos muitas ações desse tipo. É muito importante que isso seja feito, fazendo com que todos tomem gosto pela leitura. Acabamos de ver uma história que fala sobre gastos excessivos. É válido que as crianças tenham acessos a essas informações”, conta.

A ação faz parte da Flid (Foto: Divulgação)

A ação faz parte da Flid (Foto: Divulgação)

De acordo com a organização da FLID, 100 livros foram disponibilizados para a ação e todos eles foram “adotados” pelos moradores e visitantes da Praça da Catedral. A FLID 2015 acontece entre os dias 20 e 23 de agosto, no Complexo Usina Gravatá. A programação completa está disponível no site do evento: www.flid.com.br. Os ingressos para as atrações podem ser adquiridos na Boutique do Livro, mediante troca por um livro de literatura em bom estado de conservação.