Várias peças poderão ser visitadas ao longo de quatro meses (Foto: Pablo Santos/PMD)

Várias peças poderão ser visitadas ao longo de quatro meses (Foto: Pablo Santos/PMD)

O Museu Histórico de Divinópolis abre oficialmente neste domingo (15) às 10h a exposição Nos Trilhos da Minha Cidade. A mostra vai apresentar para a população o acervo com centenas de peças da ferrovia, propulsora do desenvolvimento de Divinópolis no início de 1890. A exposição terá peças substituídas periodicamente até abril de 2014 e será a maior do gênero realizada na região.

 

Segundo o coordenador do Museu Histórico, Werbert Skall, o acervo da ferrovia é rico e precisa ser apresentado a população. “É o maior acervo de peças históricas que Divinópolis tem no momento e a população tem o direito de ver os objetos”, destacou.

 

Na exposição serão apresentados os meios de comunicação da ferrovia como telefones, telégrafos, relógios, sinos e um aparelho de localização. Também tem peças da área mecânica e do setor administrativo, além dos uniformes dos maquinistas. Ainda na mostra, tem miniaturas das locomotivas, fotos e assentos do trem de passageiros.

 

“Será uma exposição viva, ou seja como tem muitas peças iremos substituído para os visitantes poderem conferir o tamanho do acervo e vamos ocupar os dois pavimentos do museu. É a maior exposição realizada sobre a ferrovia do Centro-Oeste”, afirmou Skall, ressaltando que a população pode participar doando peças da ferrovia para a exposição.

 

Para a coordenadora de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Lenir de Castro, a população terá uma oportunidade de conhecer um pouco da histórica rica da ferrovia.

 

“A ferrovia foi um marco para o desenvolvimento de Divinópolis e apresentar essas peças para a população é reviver um momento rico da nossa história”, destacou Castro.

 

A solenidade de abertura contará com autoridades e atrações musicais com Tatiana Braz no violino e Luan Marvim na graviola.