Os aficionados pela literatura já podem separar seus livros usados que poderão ser trocados por convites para bate-papos com grandes autores nacionais. Na próxima terça-feira (12) será realizado o lançamento da terceira edição da Festa Literária de Divinópolis (Flid) para a imprensa e convidados. Na ocasião serão divulgados os nomes que estarão presentes na cidade no mês de agosto, assim como as datas, a programação oficial e a forma do público obter os convites para as atrações.
A Flid tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e trazer grandes autores para o debate e a proximidade com a população do centro-oeste mineiro. Como nas duas primeiras edições, há um autor local homenageado, a fim de preservar a memória e o legado dos grandes nomes da cultura divinopolitana. O agraciado na edição 2016 é Pedro Xavier Gontijo, ou apenas Pedro X. Gontijo, um dos nomes mais importantes da história da cidade. Em 2014, Adélia Prado foi a autora homenageada e, em 2015, Ataliba Lago recebeu as honrarias.
Pedro X. Gontijo é uma das figuras mais importantes nos 104 anos de Divinópolis. Foi nomeado, pelo então Presidente de Minas Gerais (equivalente hoje ao cargo de Governador), Olegário Dias Maciel, como o primeiro prefeito da cidade. Antes, porém, já liderava, junto ao Major Francisco Machado Gontijo e ao Padre Matias Lobato, e com o apoio popular, a luta pela emancipação da então Vila Henrique Galvão, desde 1909.
Um homem à frente do seu tempo
O autor homenageado da FLID 2016 nasceu em 1886 em Água Limpa, município de Itapecerica/MG. Estudou Farmácia em Ouro Preto/MG e voltou ao Arraial do Divino Espírito Santo (outro nome de Divinópolis antes da emancipação) após a conclusão do curso. Com grande participação no desenvolvimento da cidade, Pedro X. Gontijo é considerado por muitos como o “pai” de Divinópolis. Entre alguns de seus principais feitos para a cidade, destacam-se a implantação do aeroporto municipal, em 1947, e o início da construção de obras para melhorias na vida da população, como água encanada, rede de esgoto, calçamento e implantação do atendimento da saúde pública.
Outra grande realização de Pedro X. Gontijo foi a instalação da primeira usina de álcool motor da cidade, que se tornou referência para o país produzindo a partir da mandioca. Coincidentemente, a então Usina Gravatá hoje abriga o Teatro Municipal Usina Gravatá, palco de várias atrações da FLID 2016.
Pedro X. Gontijo, além da carreira como farmacêutico e político, foi um grande escritor. Militante da imprensa local por toda a vida, foi responsável pela publicação de diversos boletins nos primeiros anos da cidade. Seu estilo característico e incisivo de redação já foi ressaltado por diversos historiadores do município. Ele ainda escreveu e publicou o livro “Epítome da História de Divinópolis”, que narra a sua contribuição e de outros formadores de opinião da época para o desenvolvimento da cidade. Ele faleceu em 1965 e é considerado até hoje um homem à frente do seu tempo.
A programação completa estará disponível no dia 13/07 no site: www.flid.com.br.