A intensificação dos trabalhos por parte do município contribuiu com a queda do índice (Foto: Divulgação/PMD)

A intensificação dos trabalhos por parte do município contribuiu com a queda do índice (Foto: Divulgação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o novo balanço com os índices de acompanhamento da dengue na cidade. Os últimos quatro balanços semanais mostram uma redução visível de 30% nos números em relação ao mesmo período do ano passado. Além do balanço do município, a Secretaria divulgou o boletim realizado pela Superintendência Regional de Saúde, apontando os números da dengue em outros municípios da região.

 

O município registrou até o último balanço, 10 de maio, 3296 notificações, sendo confirmados 850 casos da doença. O bairro Nossa Senhora das Graças continua registrando o maior índice, 288 notificações e 164 confirmações, seguido pelo Centro, com 238 notificações e 73 confirmações, e o Santos Dumont, com 100 notificações e 26 casos confirmados.

 

Mesmo com os números ainda elevados, o município começou a apresentar uma redução nos índices. As últimas quatro semanas representaram uma redução de 30% em relação aos números registrados no mesmo período no ano anterior.

 

“Se compararmos na tabela 2013 e 2014, os casos vão aumentando até a semana oito. A partir da semana nove percebe-se uma queda com relação as mesmas semanas no ano passado, e isso se deve a intensificação nas ações preventivas e nos trabalhos que vêm sendo realizados intensamente no município”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires.

 

O boletim divulgado pela Superintendência Regional de Saúde mostra que a luta contra a dengue, não é uma realidade exclusiva de Divinópolis, e sim um problema em toda região.

 

“ O levantamento é feito para cada 100 mil habitantes, Divinópolis apresentou 1.409 casos, entretanto, Carmo do Cajuru obteve a incidência de 1.854 e o município de Campo Belo, apresentou 5.225 casos” salientou a diretora de Vigilância em Saúde.