E quem nunca ouviu falar ou já teve o famoso Cubo Mágico de RUBIK?

 

 

 

 

washington (2)

É isso mesmo caro leitores, o famoso e saudoso cubo colorido e divertido, acaba de completar 40 anos, uma geração de pessoas ligadas nesse pequeno objeto.

Uma peça de quebra-cabeças cheia de cores e quadrados que se tornou uma febre nos anos 80. Quando Erno Rubik criou a primeira peça, ele disse que não imaginava que teria tal longevidade, superou as expectativas e foi inovador ao pensar fora da caixa e o principalmente não ter medo do novo.

Tudo se iniciou em meados de 1974, quando ele era professor de colégio e queria uma forma de fazer com que os seus alunos se dedicassem aos estudos.

“Eu estava pesquisando sobre tarefas interessantes para eles e para mim. Eu era, na época, muito próximo a eles”, disse Rubik, “Eu gostava de ensinar e aprender ao mesmo tempo”.

O cubo mágico de Rubik vendeu mais 300 milhões de peças no mundo todo e se tornou um brinquedo extremamente popular. Isso sem contar as cópias piratas do produto, as quais suspeito que multiplicaria muitas vezes este número.

Nos primeiros três anos de vida do brinquedo foram vendidos 100 milhões de unidades.

Para comemorar o feito, o Liberty Science Center, em parceria com o Google, lançou displays interativos e uma exposição, que esteve em Nova Jersey e agora passará por outras cidades do mundo. Vamos torce para que o projeto chegue ao Brasil em 2016.

A exposição inclui alguns detalhes fascinantes, como abelhas robô que explicam os algoritmos necessários para resolver o brinquedo e um Rubik de 2.300 Kg que mostra as mecânicas internas do cubo aos visitantes. As crianças pequenas podem explorar um monte de exposições interativas para testar as suas habilidades de resolução de problemas.

“Chamei ele de mágico, porque para mim foi realmente mágico”, disse Rubik ao tabloide britânico The Sun. “Esse é o meu cubo. (…) O poder do cubo é o potencial da simplicidade. Se você tem algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo, isso dá poder ao objeto.”