Após insistir e superar o segundo lugar na primeira tentativa, Welinton Mendonça conquista ouro inédito em Desenho Mecânico em CAD e se prepara para disputar a etapa global da WorldSkills na China.
“Podia ter desistido, mas insisti, treinei ainda mais, acreditei no meu potencial e finalmente conquistei o ouro.” Assim resume Welinton Mendonça, de 21 anos, aluno do SENAI Pará de Minas, sua trajetória até vencer a etapa nacional da WorldSkills 2025, maior competição de educação profissional do mundo. Ao conquistar a medalha de ouro inédita na modalidade Desenho Mecânico em CAD, Welinton agora se prepara para defender o Brasil na etapa mundial, que acontece em 2026, em Xangai, na China.
Cinquenta estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI MG) participaram das quatro etapas nacionais da WorldSkills. A final aconteceu em Brasília no final de setembro e apresentou os novos talentos da educação profissional do Brasil.
Na categoria Desenho Mecânico em CAD, Welinton destacou-se ao superar desafios e demonstrar garra e determinação. “Foi uma competição muito intensa, cheia de nervosismo e expectativa. Fiquei em segundo lugar na primeira vez, poderia ter desistido, mas resolvi tentar outra vez para alcançar meu objetivo.”
Persistência
A competição é reconhecida por exigir alto desempenho técnico, domínio de softwares de modelagem e precisão em projetos mecânicos. Além disso, exige criatividade, disciplina e foco dos jovens competidores. Agora, ele sente que a responsabilidade é ainda maior.
“Vou ter que treinar muito, porque vou competir contra profissionais do mundo inteiro. Então, é algo que eu tenho que me esforçar bastante, me dedicar ao máximo, porque eu quero trazer mais uma medalha, mais uma medalha de ouro. Minha expectativa está bem alta: treinar bastante para conseguir um bom resultado no WorldSkills.”, enfatiza.
“Nem sempre tudo dá certo na primeira tentativa. O importante é levantar a cabeça, seguir em frente e buscar evolução, porque persistência e foco são fundamentais para alcançar qualquer objetivo, seja em uma competição, numa prova ou no trabalho”, afirma Welinton.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Vitória inédita
A conquista inédita também foi comemorada pelo treinador André Peixoto, que destacou o feito histórico.
“É uma vitória inédita para Minas Gerais, nunca havíamos conquistado esse ouro. Sempre sonhamos com esse momento.”
Para o gerente da unidade, Ruperto Vega, a medalha “é o reconhecimento da seriedade e relevância do ensino do SENAI e abre portas para inúmeras oportunidades”.
Welinton Mendonça na WorldSkills
A WorldSkills, que terá sua próxima edição mundial em Xangai, é a maior competição internacional de educação profissional do planeta. No Brasil, o SENAI organiza as seletivas nacionais que classificam os jovens talentos para a disputa global. Agora, Welinton Mendonça é o rosto da resiliência, foco e talento mineiro na missão de trazer mais uma medalha para o país.



