O Feirão Limpa Nome teve o prazo prolongado até 20 de dezembro, mesmo data limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
Com a última parcela do 13º salário programada para 20 de dezembro, muitos brasileiros já definiram como utilizar o dinheiro extra. Uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 66% dos consumidores planejam antecipadamente o uso do benefício, sendo que 59% pretendem destino-lo para quitar dívidas ou pagar contas essenciais.
Principais destinos do 13º salário
De acordo com o levantamento, 81% dos trabalhadores afirmam que usarão parte ou todo o valor do 13º salário. Os principais objetivos incluem:
Sair das dívidas : 31%
Pagamento de contas básicas (água, luz, gás) : 28%
Viajar durante as férias : 23%
“A chegada do 13º salário é um intervalo para milhões de famílias, especialmente em um período de altos gastos com festas, presentes e férias. Com planejamento, o benefício pode ajudar a equilibrar as finanças e eliminar pendências financeiras antes do fim do ano”, explica Aline Maciel , gerente da plataforma Serasa Limpa Nome .
Poupança e investimentos também são prioridade
Embora o foco principal seja quitar dívidas e pagar contas, uma parcela dos brasileiros pretende poupar o benefício. Entre os entrevistados:
19% planejam economizar o 13º salário integralmente ;
Desses, 38% querem investir o valor , enquanto 29% planejam criar um fundo de emergência e 21% querem compor a poupança .
Destaques na região Sudeste
No Sudeste, que inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, 58,5% dos trabalhadores usarão o salário extra para quitar dívidas. Além disso, 21,1% dos entrevistados pretendem pagar despesas como matrícula escolar, IPTU e IPVA, buscando começar o próximo ano com menos pendências financeiras.
O estudo também destaca que 12,4% dos trabalhadores da região planejam investir na própria educação, enquanto 9,3% desejam utilizar o valor para a compra da casa própria. Outros objetivos incluem poupar (19,4%) ou investir em um fundo de emergência (28,2%).
Oportunidade de limpar o nome
O Serasa, em parceria com a Febraban, estendeu o Feirão Limpa Nome até 20 de dezembro, mesmo data limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Com mais de 1.000 empresas participantes, os consumidores têm a chance de negociar dívidas em setores como bancos, cartões de crédito, telecomunicações, varejo e transações de serviços básicos.
- INMET emite alerta laranja para chuvas intensas em Minas Gerais
- Jubileu Esperança 2025: Celebração será realizada no Ginásio Poliesportivo devido à previsão de chuvas
- Lula sanciona regra que limita aumento do salário mínimo; veja valor
- Duas pessoas são transferidas em estado grave após serem baleadas em Itaúna
- Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC
Como participar do Feirão Limpa Nome
Os interessados podem acessar os canais oficiais para negociar suas pendências:
Site : www.serasalimpanome.com.br
Aplicativo Serasa : disponível no Google Play e App Store
Agências dos Correios em todo o Brasil