PF faz buscas na Câmara em operação sobre uso irregular de emendas

Minas Gerais
Por -12/12/2025, às 11H33dezembro 12th, 2025

Mandados foram autorizados pelo ministro Flávio Dino e miram possíveis crimes como peculato e corrupção.

PF cumpre mandados na Câmara dos Deputados em investigação sobre emendas

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (12), dois mandados de busca e apreensão em Brasília durante a Operação Transparência, que apura suspeitas de irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. As ordens judiciais foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Mandados atingem Câmara e assessora do PP

Um dos mandados foi cumprido dentro da Câmara dos Deputados. O segundo ocorreu na residência de uma assessora parlamentar que ocupa um Cargo de Natureza Especial na liderança do Partido Progressista (PP).

A PF informou que a investigação analisa possíveis desvios e fraudes relacionados ao uso das emendas, prática que movimenta grandes volumes de recursos federais. As apurações seguem sob sigilo.

Crimes investigados

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, os investigadores apuram indícios dos crimes de:

peculato,

falsidade ideológica,

uso de documento falso,

corrupção.

A operação busca identificar responsabilidades e rastrear o destino das verbas públicas que teriam sido desviadas.

Se quiser, posso produzir uma versão mais curta para redes sociais ou uma nota urgente.