Skip to main content

PF fiscaliza escolas de formação de Vigilantes; Uma foi em Divinópolis

By 18/08/2022agosto 22nd, 2022Gerais

Objetivo é a melhoria dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/8), “Operação Formação Legal”. O objetivo é realizar fiscalização a empresas de curso de formação de vigilantes. Estavam previstas fiscalizações em 256 escolas de vigilantes em todo o Brasil, com participação de 320 policiais federais.

Uma das escolas de vigilantes fiscalizadas foi em Divinópolis. A instituição fica no centro da cidade.

Esta operação de âmbito nacional é coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada da PF e executada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada nas unidades descentralizadas da Corporação em todo o país, simultaneamente.

Durante a operação, os policiais deverão verificar a regularidade dos cursos, especialmente quanto ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; controle de frequência dos alunos; observância quanto à quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; regularidade dos instrutores; regularidade na aplicação de provas; observância da quantidade mínima de tiros prevista para cada curso; e outras obrigações previstas na legislação.

Sendo constatada qualquer irregularidade administrativa, a empresa autuada, após regular processo administrativo, poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até o cancelamento de sua autorização de funcionamento.

O principal objetivo desta ação é a melhoria dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população.