A internet não é uma terra sem lei, apesar do que muitos falam, mas sem dúvidas é uma terra onde é preciso ter muito cuidado. Especialmente nestes tempos de pandemia, os golpes online aumentaram de forma exponencial. Infelizmente muitos desses problemas seriam evitados com maior conhecimento e atenção.

Por isso é importante falar sobre cibersegurança e notar quais são os sinais que indicam que você está protegido. Desde estar em um site seguro de cassino online, movimentar sua conta bancária com toda privacidade ou comprar em uma empresa de reputação irretocável, todos estão à mercê de diferentes tipos de golpes na internet e precisam contar com as melhores tecnologias de segurança. Neste texto iremos apresentar alguns dos perigos que estão por aí.

Phishing

Todos nós já fomos vítimas ou ficamos próximos de ser vítimas de diferentes ataques chamado phishing. É só abrir seu email para reparar a quantidade de e-mails fraudulentos pedindo para você clicar em um link. Hoje, com os filtros que os serviços de email oferecem, é um pouco menos comum mas, mesmo assim, muitos passam pelos bloqueios.

Depois de clicar nesse link é normal que seja pedido o número de documentos, senhas de plataformas ou até dados de pagamento, como cartões de crédito. O roubo de identidade e informação é então efetuado e o prejuízo pode ser enorme.

Portanto é preciso ficar muito atento a todos os e-mails recebidos e nunca compartilhar informações a menos que o destinatário seja de confiança. Assim como você não abriria a porta e mostraria sua carteira para um estranho, você não pode fazer isso na internet.

Vazamento de dados

Este é um caso que preocupa pessoas, empresas pequenas, empresas gigantes, enfim, absolutamente todo mundo. Os dados são de suma importância e leis como a europeia ou até a brasileira (LGPD) visam protegê-los.

Infelizmente não há como tomar cuidado suficiente com eles, já que você precisa cadastrar informações em sites, ao criar contas, fazer compras e outros processos. O importante aqui é sempre trocar senhas nas plataformas, para tentar impedir invasões e tentar restringir ao máximo a cessão de informações pessoais.

Outros golpes

Os criminosos são bastante criativos quando se trata de golpes e cabe aos usuários não cair neles. O mais recente, usando o Whatsapp, invadia o número de uma pessoa e mandava uma mensagem para alguém próximo pedindo um depósito de forma urgente. Até um deputado federal foi vítima desse golpe.

Ao envolver dinheiro diretamente, o cuidado deve ser redobrado. Nunca faça transferências sem confirmar com a pessoa envolvida ou envie dinheiro por produtos, serviços ou até doações sem ter absoluta certeza do uso do dinheiro e quem está recebendo.

Para se informar sobre isso, uma boa estratégia pode ser fazer uma busca pelo nome da empresa, pessoa ou até do produto no Google e procurar além da primeira página. Se for uma fraude, é bem capaz que outras pessoas tenham sido lesadas e exista cobertura na mídia sobre isso.

Mas de forma geral, nunca compre em sites suspeitos e em lojas que você nunca ouviu falar. Confie nas grandes plataformas de vendas ou então em serviços que você sabe que tem uma loja para ir reclamar ou que algum conhecido já comprou.

Siga estes passos sempre:

·         Não confie em quem você não conhece

·         Não abra links que foram enviados por pessoas desconhecidas

·         Se um familiar ou amigo mandou um link sem contexto, pergunte sobre o que se trata. Ele pode ter sido vítima.

·         Controle ao máximo suas informações: nome, endereço, telefone, RG e CPF e até email. Nunca informe senhas para outras pessoas.

·         Ao fazer uma compra em um site, verifique se há um cadeado ao lado da barra de endereços. Isso indica que o site tem uma camada de proteção extra.

·         Quando há dinheiro envolvido, pesquise sobre a credibilidade da empresa. Se uma pessoa pediu uma transferência rápida por Whatsapp ou email, ligue para ela e confirme.