Gestantes podem retirar, gratuitamente, repelente na Farmacinha Municipal
No fim da manhã de hoje, 23, a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, anunciou que a Prefeitura adotará mais uma estratégia no enfrentamento da dengue na cidade. Passa a funcionar na UBS Miguel Sabino, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, um
Um ambulatório para fazer o atendimento de pacientes com sintomas de dengue foi instalado na UBS Miguel Sabino, ao lado da Santa Casa de Misericórdia em Pitangui (MG). A cidade declaração situação de emergência em decorrência do aumento da doença.
Com esse ambulatório um dos objetivos é desafogar a Santa Casa que tem recebido um grande número de pacientes com sintomas da doença.
O ambulatório vai funcionar de segunda a sexta-feira, sempre das 07 às 17 horas. Nele os pacientes passarão por avaliação médica e de enfermagem e poderão, dependendo de cada caso, receber hidratação intravenosa e medicação.
Nos casos mais simples, os pacientes poderão seguir com o tratamento em casa. Em casos mais complexo serão encaminhados para internação.
O ambulatório terá os profissionais de saúde necessários ao atendimento e também todos os suplementos, como soro e medicamento para dores, indicado no tratamento da dengue. Somada ao ambulatório, outra novidade é a doação de repelentes para todas as gestantes de Pitangui.
Para receber o repelente e cuidar da sua gravidez, a gestante deverá procurar a Farmacinha Municipal.
A Prefeitura de Pitangui, via Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, tem redobrado seu trabalho para conter o surto de dengue na cidade. Nesse período, diversas ações vem sendo realizadas como: palestras de conscientização nas escolas; blitz educativas no centro da cidade; campanhas no rádio e nas redes sociais; moto-som em toda a cidade divulgando os cuidados no combate ao mosquito; bloqueio de áreas com maior índice de notificação e utilização de carro fumacê.
Além do trabalho de vistoria dos Agentes de Combate de Endemias que estão indo em cada residência de Pitangui, munidos de bomba-costal, borrifando produto para eliminar o mosquito aedes aegypti adulto.
Na avaliação da saúde de Pitangui, é necessário o engajamento da população para conter o avanço das doenças provocadas pelo aedes aegypti. Nesse sentido a orientação é que, ao menos uma vez por semana, seja feita a vistoria e/ou eliminação de tudo que possa acumular água parada, dentro e fora da sua casa, e que possa servir de criadouro para o aedes.