Skip to main content

Pitangui marca presença na etapa regional das paralimpíadas escolares

By 09/08/2022Esportes

Etapa ocorre em Brasília, entre esta terça (09) e sexta-feira (12)

Uma delegação de Pitangui, composta por três alunos/atletas, representa a cidade na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022 que acontecem de hoje, 09, até a próxima sexta, 12, na Capital Federal, Brasília.

Os alunos/atletas Kassia Aparecida Pires de Souza, Matheus Henrique do Nascimento Oliveira e João Guilherme Néri Alves participam dessa competição na modalidade de atletismo. Com o apoio da prefeitura de Pitangui, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, esses atletas vão disputar as provas de lançamento do disco e do dardo, lançamento da pelota, corrida 60 metros e 150 metros, corrida 100 metros e 250 metros.

De acordo com a organização do evento, a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022 tem inscritos 308 atletas de dez estados das regiões Norte e Centro-Oeste. Da região Sudeste, apenas Minas Gerais participa dessa etapa.

Na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, os atletas de Pitangui conquistaram 13 medalhas, de ouro e prata. Um dos nossos destaques foi a aluna/atleta Kássia Aparecida que já foi da Seleção Brasileira Paralímpica sub 17 de Atletismo. Nos jogos realizados em Belo Horizonte ela faturou para Pitangui quatro medalhas de ouro no arremesso de peso, lançamento do dardo, lançamento do disco e badminton.

A etapa nacional dos Jogos Escolares Paralímpicos será realizada no mês de novembro em São Paulo. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo vão se classificar automaticamente para a fase nacional.

Além do suporte dado pela prefeitura através do Projeto Paralímpico de Pitangui, os alunos/atletas recebem o apoio dos familiares e das escolas. Eles são treinados e acompanhados pelo professor Walter Junior.