Regras do Pix mudam a partir de novembro
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Banco Central aciona plano de contingência para normalizar o sistema

O sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentou instabilidade no início da tarde desta sexta-feira (7). Como resultado, alguns bancos e usuários tiveram dificuldades para concluir transferências. No entanto, segundo o Banco Central (BC), a situação já melhora.

De acordo com o Banco Central, o problema aconteceu na rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao órgão.

Enquanto isso, os sistemas internos do Banco Central continuaram funcionando normalmente. Ainda assim, algumas instituições enfrentaram dificuldades de acesso. Diante disso, as equipes técnicas acionaram planos de contingência para resolver a falha.

Instabilidade PIX

Além disso, o site Down Detector, que monitora reclamações em tempo real, registrou aumento nos relatos sobre o Pix a partir das 12h30. Para se ter uma ideia, às 13h17, o número chegou a 1.519. Em seguida, os registros caíram para 172 às 14h17. Geralmente, o site recebe apenas uma reclamação por minuto.

Por fim, clientes do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob relataram dificuldades para utilizar o Pix.