Plano Complementar retira mais de 350 caminhões de aguapés

Redação

São retirados, em média, 30 caminhões por dia (Foto: Divulgação/PMD)

São retirados, em média, 30 caminhões por dia (Foto: Divulgação/PMD)

Somente na última semana foram retirados mais de 120 caminhões de aguapés do Rio Itapecerica, em Divinópolis, próximo ao Campo do Guarani. Apenas nesta segunda frente de trabalho, a primeira está na junção do Esplanada com o Centro, estima-se a retirada média de 30 caminhões por dia carregados com aguapés.

A operação na segunda frente de trabalho é realizada com o auxilio de uma retroescavadeira e dois caminhões. Os aguapés retirados são encaminhados para o aterro sanitário da cidade. Segundo informações do supervisor da Defesa Civil, Gilberto Gonçalves, desde o início dos trabalhos no dia 02 de outubro, o Plano Complementar, como foi denominado, já foi responsável pela retirada de mais de 350 caminhões de aguapés.

Os trabalhos estão sendo realizados por 13 funcionários da Prefeitura, equipados com motosserra, ganchos âncora, foices, cordas de aço e equipamentos de proteção individual (EPI).  As ações desta equipe são realizadas, paralelamente, ao trabalho executado pela máquina “papa-aguapés”.

Segundo informações do supervisor, os aguapés não são encaminhados diretamente ao aterro, pois é necessário escorrer a água antes de transportá-los.

“Após retirarmos os aguapés eles ficam aqui por alguns dias para água escorrer e eles secarem. Dessa forma, o transporte é mais fácil e rápido. Quando estão secos o volume reduz e é possível transportar uma grande quantidade em todas as viajem”, explica.

 

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.